ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Manoel Afonso

Oposição gelatina ganha eleição?

Manoel Afonso | 14/06/2014 09:03

SUCESSÃO O debate atual: Delcídio ganhará no 1º turno apesar da ampla vantagem nas pesquisas? Num 2º turno Delcídio atrairia qual percentual de eleitores do candidato derrotado? As duas questões são desdobradas em hipóteses a perder de vista.

OPINIÕES Existem as instintivas e aquelas amparadas em análises mais profundas, levando em conta a sucessão nacional, composição das chapas majoritárias e o time de candidatos à deputado, além de fatos que possam ocorrer durante a campanha.

PRIMEIRA Até onde o embate pelo Planalto repercutirá aqui? Delcídio aposta nos dividendos oriundos dos benefícios do Governo ao MS. Da o tom da pessoalidade a sua candidatura, explorando ao máximo seu carisma por onde passa.

SEGUNDA Vice e candidato ao senado decidem ou depende das circunstancias? Aqui no MS a figura do vice acabou desbotada pelo estilo de Pedro, Wilson, Zeca e André. Já o candidato ao senado depende mais do próprio prestígio pessoal.

TERCEIRA Os candidatos a deputado vestem efetivamente a camisa do seu candidato a governo ou a postura deles variam de acordo com as circunstâncias? Olhando o que ocorreu em outros pleitos eu diria que a segunda hipótese é a mais usual.

EXPLICO Candidato a deputado que se mantém mais fiel ao candidato ao governo é justamente aquele com necessidade de se colar à imagem do mesmo. Aí acaba levando vantagem porque o eleitor associa naturalmente a imagem de ambos.

AZAMBUJA
Convencerá que seu ‘affair’ com Delcídio é passado? Nas fotos de ambos juntos é visível o brilho nos olhos do deputado. Passa a imagem do fã feliz posando ao lado de seu ídolo. Mudar o discurso/postura exigirá muito traquejo.

NELSINHO Precisa montar a chapa para não chegar atrasado a estação . Seu discurso está mais forte, mas precisa aparar arestas. Ao se aproximar de Simone e ganhar as bênçãos de André, passa a imagem de que está unindo o PMDB.

INDAGA-SE Quem terá o discurso mais forte contra o PT e Delcídio? Azambuja ou Nelsinho? Muita gente ainda lembra: entre os dois adversários do senador existem muito mais afinidades históricas do que propriamente diferenças.

ACERTOS Impossível não levar em conta nestas eleições, a sucessão da capital. Não é segredo que tem muita gente cobiçando a ‘Morena’. Mas lembro: não se pode ignorar o fator Olarte, que sabiamente vem conquistando a população. Entendeu?

MEMÓRIA Naquelas eleições em que Wilson venceu Zé Elias, apenas o prefeito de Nioaque contrariou a orientação política de Pedrossian e anunciou o apoio antecipado ao vencedor. Portanto, prefeito e vereadores podem não ser decisivos.

1-CORRUPÇÃO Presente em todo o mundo. Os exemplos estão aí na mídia. Vendo o juiz ‘Lalau’ saindo da cadeia pergunto: Valeu a pena? O que dizer para os vizinhos, amigos e netos? Precisava de tanta grana para viver honradamente?

2-CORRUPÇÃO US$ 23 milhões só em contas dele na Suiça. Paulo R. Costa meteu a mão na Petrobras e acabou solto. Duas consequências: incentiva quem tem tendência a roubar e desanima aquele cidadão probo que trabalha e paga imposto.

3-CORRUPÇÃO Ao decidir a favor da tal ‘Lei da Copa’, o STF ( menos J. Barboza) avalizou o conjunto de medidas inconstitucionais facilitando a corrupção. Mas o eleitor esquece sua aprovação anterior pelo ‘glorioso’ Congresso Nacional.

CONGRESSISTAS barganharam mais uma vez o voto pela liberação de emendas. Neste rol não há como separar partidos e religiões. Aliás, impressiona a sede poder dos evangélicos; apesar daquele discurso moralista se nivelaram aos demais.

DÚVIDAS O que foi gasto e o que foi desviado nesta Copa serão esquecidos neste clima de alegria temporária? A pálida oposição terá escopo para aprofundar o debate na campanha eleitoral ou covardemente optará pelo meio ambiente?

LAMENTÁVEL Eduardo Campos participava do Governo Lula e Aécio não passou ainda a confiabilidade com um discurso veemente. A impressão que ele deixa nos contactos pessoais é infinitamente menor do que sua imagem na mídia.

DILMA Sua antipatia pessoal junto à classe média anulará os benefícios para os 40 milhões do Bolsa Família? Essa é a conta que deve ser feita em termos de projeção de resultados desta eleição. É grande o saco de bondades da ‘fada madrinha’.

DESGASTE O pessoal do PMDB que se cuide! Sócio minoritário do Governo já é visto como coparticipe das barbaridades do Planalto. Seus coronéis querem preservar suas fatias de vantagens sem se importar com outras questões graves.

OUSADIA Esse Decreto Lei que o Governo quer enfiar goela abaixo do Congresso transforma o país numa Venezuela e tira a legitimidade da representação política. Os grupos/entidades criados pelo Planalto decidiriam o destino do país.

GOLPE Dilma usa o discurso do ‘país mais justo para todos’ a fim de partidarizar o Governo em aliança com os ‘movimentos sociais’. Graças a essa ‘oposição gelatina, bunda mole ou cara pálida’ e a ignorância popular, o PT aperta o cerco.

DIRETA É a forma como deve ser descrita a situação, sem prolixidade e metáforas em textos longos e cansativos. Aliás, a oposição é muito ruim em termos de comunicação. Não consegue tocar a opinião pública. Assim não sairá do lugar.

“Não me arrependo dos votos, não. Em 2010, votei na Dilma” (Joaquim Barboza)

Nos siga no Google Notícias