ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Manoel Afonso

Os produtores, Dilma e Abin

Manoel Afonso | 03/05/2013 10:11

DILMA O maior inimigo dela é a sua personalidade. Se contrariada em público sai do sério apesar da aparente calma. Lembra a reação do presidente Figueiredo no episódio em que um garoto ‘fez bico’ e não quis cumprimentá-lo. Lembra?

NA VISITA da presidenta temia-se pela sua reação em caso de manifestações críticas durante o ato público da entrega dos ônibus. Afinal, a plateia não seria apenas de prefeitos e autoridades interessados em levar vantagem com a ocasião.

AGENTES da Abin pediram à diretoria da Famasul que os produtores rurais evitassem faixas de protestos, palavras de ordem e apitaço, alegando: “por favor, evitem vaias, a presidente se irrita nestes casos”. Aí, a ABIN deu a senha para o protesto.

COUBE ao PT local orientar o esquema de segurança. Apenas os índios e sem-terras teriam, por razões óbvias, acesso onde estavam o palanque e os ônibus. Só após muita discussão permitiu-se o acesso dos produtores rurais que reagiram vaiando.

AS IMAGENS mostraram: Dilma ficou nervosa, seu tom de voz mudou ao ser vaiada, chegando mesmo a trocar o nome do Estado. Estranho para quem deveria se pautar pelo equilíbrio que o cargo exige, como magistrada, sem ranço e mágoas.

A PROPÓSITO Comparar o período petista no Planalto ao Governo de Juscelino é uma insanidade. Ora! São diametralmente opostos; tanto Lula como Dilma não tem conhecimento, semelhança e visão de estadista do grande médico mineiro.

O ESTILO JK não teve áurea fascista, aparelhando o Estado através de um partido. Tinha a grandeza de respeitar a liberdade de imprensa, do Judiciário e adversários do porte de Carlos Lacerda, além de anistiar militares rebeldes aquartelados.

OS ESCÂNDALOS mostrados na mídia dispensam outros argumentos para arrancar o véu de pureza que o PT usa. A melhora do poder aquisitivo não é passaporte para a impunidade e nem para enquadrar o Poder Judiciário, como pretende.

A SIMPLES possibilidade da oposição provocar o 2º turno em 2014, desencadeou a operação para inviabilizar o partido de Marina Silva. Essa é reforma política prometida? Lembra a Rússia de Lênin; Venezuela de Chaves e Argentina de Cristina.

‘CONVITE’ O cerimonial do Planalto enviou apenas ofício comunicando a possível vinda de Dilma ao evento de Campo Grande. O senador Figueiró ‘estranhou’ os termos usados, postou correspondência agradecendo, mas ficou em casa.

PENSANDO BEM... Figueiró tem razão: o PSDB não é bombeiro e nem fiador do PT como é o PMDB. Não corre riscos de desgaste se o Governo não corresponder. Mas os tucanos precisam sim erguer a voz para serem reconhecidos pelo povo.

FASE RUIM Foi só Lula deixar o poder ela começou para a família Bumlai. De cara foi suspenso o pagamento da venda de uma fazenda para reforma agrária. Agora veio a notícia da situação ruim da Usina São Fernando (Dourados). Coincidência?

EXCESSOS A imagem de ‘amigo de casa’, com direito inclusive a livre trânsito no Palácio do Planalto prejudicou a imagem do empresário, atraiu antipatia gratuita. Com esses problemas Bunlai paga preço alto, evitando a imprensa inclusive.

E AGORA? O que fazer com esse rapaz apelidado por ‘Maníaco da Cruz’? Culpa das incoerências das leis, inaplicáveis devido a realidade do país. Medidas sócio-educativas são interessantes apenas na teoria. Na pratica dificilmente funcionam.

A PROPÓSITO Antecipar a maioridade penal resolve ou não? Bandidos menores de idade continuarão soltos após os crimes bárbaros? Enquanto isso o sistema penitenciário segue falido, ignorado pelo Governo porque não rende popularidade.

FRANCAMENTE Parlamentares se ocupam com temas menos importante e ganham espaço na mídia e perspectivas de votos como as relações homo-afetivas. Até parece que vivemos na Suécia, sem violência e problemas mais sérios. ‘Please’.

PERGUNTO: Neste pacote de propaganda do Governo na TV não se viu uma referência a questão da criminalidade. Trata-se de tema antipático, inconveniente. Melhor mesmo é falar dos estádios da Copa e de assuntos amenos.

DO LEITOR: “O produtor rural estigmatizado na mídia. Cadê o dinheiro para pagar as indenizações das terras? Está no metrô de Caracas, Porto de Havana, Haiti, África, Bolívia e para erguer os ‘elefantes brancos’ da Copa. Só pode.”

MOKA Segundo opinião de muitos presentes ao evento ocorrido no Palácio Popular da Cultura, seu discurso foi o mais consistente do ponto de vista político-partidário. Seu recado foi direto: o PMDB tem condições de eleger o sucessor de André.

INFLAÇÃO Estamos falando dela de novo! Após algum tempo sumida, reapareceu em grande estilo: nos alugueis, supermercados, combustíveis e na prestação dos serviços. Pode ser inclusive o grande mote nas eleições presidenciais de 2014.

SUSPENSE Quando é que começa a mudar o quadro partidário no MS? Mandetta afivelando malas? Quem sairá do PMDB? Quem ficará com o PSD? Mas o projeto de Marquinhos para a prefeitura da capital passa pela saída do PMDB.

AZAMBUJA Fora do comando tucano terá mais tempo para fazer política no interior principalmente. No fundo sabe: suas relações com o PMDB precisam continuar boas tendo-se em vista o dinamismo da política num provável 2º turno. De leve...

“Vida de rico – em geral – é muito chata.” (FHC – 30/08/1998)

Nos siga no Google Notícias