ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Manoel Afonso

Oxigênio na política

Manoel Afonso | 25/01/2013 09:33

Perto dos 82 anos Figueiró voltará à Brasília, mas agora como senador. O fato é uma motivação espetacular para quem tinha outras prioridades nesta altura do ‘campeonato’. Aliás, prêmio que não pediu e nem buscou.

CURRÍCULO Dois mandatos (1970/1978) na AL de MT; dois mandatos na Câmara (1978/1982). Renunciou em 12/08/89 para assumir no TCE/MS. Integrou a ARENA, PP, PDS, PMDB e finalmente o PSDB. O estilo é que não mudou.

A FORMIGA A imagem dela ficou associada ao deputado Figueiró. Marketing que deu certo. Os mais antigos se lembram dos calendários que ele distribuía no final de ano e as notícias de sua atuação no programa ‘A Voz do Brasil’.

ATUANTE Ele soube aproveitar a época dos ventos favoráveis. Era fiel ao pessoal da velha UDN e fez disso um formidável patrimônio político. Suas relações com Fragelli, Wilson, Garcia Neto, Rachid e dr. Fernando foram decisivas no sucesso.

BUSQUEI e localizei ‘sobreviventes’ no Senado da Constituinte. Restaram apenas 3: Álvaro Dias, José Agripino Maia e Edson Lobão (licenciado). Na época, Lobão assumiu a vaga na condição de suplente de José Sarney, então presidente da República.

CONTEMPORÂNEOS de Figueiró ainda com mandato: Ibsen Pinheiro, Renan Calheiros, Gerson Camata, Paulo Paim, Miro Teixeira, Inocêncio Oliveira, Henrique E. Alves, Carlos Bezerra, Aécio Neves e Mauro Benevides entre outros.

DESAFIO O tom do mandato dele deverá ser político, pelas ideias expostas como parlamentar, dirigente e nos artigos que assinou. A reforma política será defendida, se não com a vibração de antes, mas com a experiência diferenciada.

COERÊNCIA Sua volta motiva inquietações nos bastidores. Prevalecerá sua visão, seu ‘know how’ na postura do PSDB? Só lembrando: no passado Figueiró entendia que ‘partido deve ter luz própria e que político deve ter lado’. Daí...
PREVISÕES Ouso antecipar a decepção de Figueiró ver Tiririca na tribuna já ocupada por Ulysses Guimarães. Antevejo o desconforto de conviver com deputados do calibre de um Genoino, condenado à espera do oficial de justiça. Ônus do poder.

A PROPÓSITO Eleitos para a Constituinte, muitos sucumbiram. A atriz Bete Mendes (ex-mulher do ex-deputado Antonio C. Oliveira), os apresentadores Amaral Neto e Roberto D’Ávila, o juristaTito Costa e a inquieta Sandra Cavalcanti.
ARREMATE Pela inquietude, determinação e coerência de Figueiró, o colunista faz o presente registro. Aliás, o texto assinado por Frageli - no prefácio da obra ‘Espelho do Tempo’, diz bem da postura e trajetória do futuro senador. Sucesso.

‘SAIA JUSTA’ Figura presente no passado em questões envolvendo reivindicações pela posse da terra (rural/urbana), o vereador Zeca do PT não se manifestou neste episódio onde famílias sofrem ameaça de expulsão pela prefeitura.

‘CURIOSA’ também a postura de Alex (do PT?). Como adotar uma formula convincente, conciliando a espinhosa missão de líder do prefeito com a velha bandeira petista que pregava a defesa dos fracos/oprimidos/sem terra e sem teto?

O TESTE para Bernal está posto. Suas promessas pelo ‘social’ tem aí campo fértil para a germinação. Aliás, o prefeito lembra a fábula em que o Piauí venceu a guerra contra os ‘States’ e depois não sabia o que fazer com o país derrotado.

DICA: Políticos/eleitores devem assistir ao filme “Lincoln” e entender assim o significado de seu pensamento: “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe o poder”.

COSTURAS As notícias da assessoria de Delcídio demonstram o atual entrosamento do senador com João Grandão, agora no Movimento de Desenvolvimento Agrário. Parte da estratégia de premiar a ala ‘radical’ do PT local de olho em 2014.

A DISPUTA Ganha corpo nos bastidores a tese de que Zeca seria mesmo candidato ao senado na chapa de Delcídio. A opção ocorreria para motivar realmente o pessoal do vereador a mergulhar de cabeça na sucessão estadual. Tem sentido.

EM TEMPO Não há de nossa parte qualquer prevenção contra o medico Mafucci Kadri, empresário de valor na capital. Como sempre, o termo ‘brimo’ tem o condão carinhoso de enaltecer as virtudes dos árabes. Pejorativo jamais!

BOM EXEMPLO A tacada genial do presidente Mário Cesar em promover mutirões para incentivar os moradores na luta contra o mosquito da dengue deve ganhar seguidores no interior. Ganham os vereadores, ganha a população.

ASSOMASSUL A vitória de Douglas Figueiredo bastante comentada nos círculos políticos e explorada pelos opositores ao PMDB. Mais uma pimentinha no prato da sucessão de 2014. Mas é preciso decifrá-la com sabedoria e muita calma.

LULA Foge da imprensa para não falar do caso Rose. Sabe como é! Mas está aí firme e forte no contexto, articulando ao seu estilo. Vende a imagem de que no fundo, no fundo continua dando as cartas. A oposição continua em marcha lenta.

A OPOSIÇÃO brasileira é dúbia, não passa a imagem da real indignação da sociedade. No Mensalão, por exemplo, não tirou proveito que devia. O PMDB não faz a leitura futura. Contenta-se com as migalhas atuais. E pagará por isso!
“Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha” – (Kant)

Nos siga no Google Notícias