ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Manoel Afonso

Papai Noel troca a Lapônia pelo STF

Por Manoel Afonso | 22/12/2023 08:40

NO BRASIL a ética não resiste aos encantos do poder.  Pasmem! O ex-governador Beto Richa (PSDB) absolvido nos processos da Lava Jato por decisão do ministro Dias Tóffoli.  Noutra decisão dele - a poderosa J&F teve suspensa a multa de R$10 bilhões. Detalhe: Roberta Rangel, advogada da empresa é a mulher do ministro Tóffoli: Papai Noel existe sim!!!

CUIDADO: Cruéis as câmeras dos celulares. Viralizam nas redes sociais as imagens de José Luiz Datena e da deputada Tabata Amaral ignorando a presença de um pedinte cadeirante quando chegavam para o evento de filiação ao PSB. O episódio soa como alerta aos candidatos nas eleições de 2024. Uma pisada em falso põe tudo a perder.

DOURADOS: Senti firmeza nas suas afirmativas. Líder nas pesquisas, o ex-deputado Marçal Filho confirma ao colunista: após ter desfiliado do PP aguarda a passagem das festas de final de ano para se filiar ao PSDB, atendendo ao convite do ex-governador Reinaldo Azambuja e do governador Riedel para disputar a prefeitura de Dourados.

INELEGÍVEL? A Suprema Corte Americana é composta de 9 membros, 5 dos quais conservadores. Trump indicou 3 deles e assim terá maioria para reformar a decisão da Suprema Corte do Colorado que o condenou ao infringir a seção 3 da Emenda XIV de 1868. Com a política infiltrada na justiça (também lá), ele será candidato a presidente.

MACHISMO: As pessoas ouvem as mulheres quando falam sobre questões de mulheres de uma forma que não as ouvem quando falam de economia... Pensamos nas estruturas de poder como masculinas, fazemos com que as mulheres se encaixem, que mudem de comportamento ao chegar ao poder. Acabam interpretado o roteiro... O poder do homem está relacionado com sua capacidade de silenciar as mulheres...” (do livro ‘Mulheres e Poder: Um manifesto’ – de Mary Beard)

SOBRE O PODER: O filósofo e pensador inglês John Gray defende: "A crença no progresso é uma ilusão... O conhecimento não liberta o homem, apenas aumenta o seu poder, e esse poder pode ser usando tanto para os mais benignos objetivos quanto aos mais desastrosos... Quando o conceito de progresso é aplicado à ética e à política, ele é uma ilusão perigosa...

VERDADE: O filósofo Max Weber (guru de Fernando H. Cardoso) diz que todo homem que se entrega à política aspira ao poder, seja porque o considera como instrumento a serviço de consecução de outros fins, ideais ou egoístas, seja porque deseje o “poder pelo poder” para gozar o sentimento de prestígio que ele confere.”

NA MÍDIA: Os vereadores, nas missões oficiais e ‘congressos’ aprendem com seus professores em Brasília. Na Câmara Federal em 2023 foram 361 autorizações ao custo e R$ 6 milhões em viagens. Em todas sessões da Assembleia Legislativa o presidente da casa anuncia a visita dos ilustres visitantes motivados pelas suas ‘diárias’. Brasil mostra sua cara!!

POSITIVO: Acompanhei a rápida trajetória de João C. Mattogrosso como deputado estadual. Postura equilibrada, coerente, de manifestações com conteúdo condizente aos debates em pauta. Ele reconhece que aprendeu muito nestes meses – o que vai encorajá-lo para continuar na vida pública partidária. Um bom exemplo da juventude na política.

TUDO PODE: “A aplicação do abuso do poder religioso como fundamento para uma condenação na seara eleitoral não é tarefa fácil. De um lado temos a liberdade religiosa, a liberdade de expressão e livre consciência, todos preceitos insculpidos no texto constitucional. Do outro, não menos importante, está a soberania popular, pilar da existência do Estado Democrático de Direito que garante ao cidadão todos os direitos acima citados.” (Júlio C. Meirelles)

1-HISTÓRIA: Lendo “O Ouro de Cuiabá” (Paulo Setubal), deparei com um episódio genial: Em pleno sertão rumo a Cuiabá (1730) a ‘bandeira de Manuel de Campos topou com a ‘bandeira’ de Bartolomeu Bueno. Ambos levavam 2 filhos ainda meninos. O filho de Bartolomeu com 12 anos; o de Manuel de Campos com 14 - foi depois na História do Brasil o épico Anhanguera e o filho de Manuel foi depois o Antônio Pires de Campos, o façanhudo bandeirante.

2-HISTÓRIA: Recordo - o fundador de Cuiabá (08/04/1710) foi o paulista Paschoal M. Cabral. Imagine sair de São Paulo pelo rio Tietê, descer o Paraná, subir o rio Pardo, vencer o espigão (Camapuã) carregando as canoas, atingir as águas do Coxim,Taquari, Paraguai, São Lourenço e do Cuiabá. Bandeirantes, gente chucra pouco reconhecida na história. 

3-HISTÓRIA: D. João V não reconheceu Paschoal M. Cabral por tanto ouro que ele proveu à insensível Coroa Lusa.  Em 10 de novembro de 1724 o bandeirante paulista de família tradicional, morreu pobre em Cuiabá aos 60 anos, sepultado “sem lamentações públicas e missas pomposas, como o último dos mineiros”, conforme relata o  escritor paulista na obra – edição de 1950.

PESQUISAS: Valem mesmo as chamadas ‘qualitativas’, onde se medem vários fatores (inclusive a rejeição) sobre essa ou aquela candidatura.  Aqui na capital – por exemplo – o ex-governador Puccinelli (MDB) – pelo alto índice de rejeição –não agrega e seria carta fora do baralho no 2ª turno. De protagonista a coadjuvante. Tudo passa...

DÚVIDAS Com o país dividido politicamente como mostram as pesquisas sobre o desempenho do Governo Lula, aumentam as chances das eleições municipais refletirem nas urnas esse sentimento. Direita contra a esquerda? Mas como ficaria a questão da pessoalidade dos candidatos à prefeito? Complicado. Há despreparados nos dois lados.

BELEZA! Presidente Gerson Claro comemora o desempenho da Alems. Em 2023 foram 523 projetos apresentados, dos quais 22 aprovados, 70 rejeitados e 163 sob análise das comissões. Tivemos 143 sessões, 31 audiências públicas, 15 seminários e 40 visitas institucionais. E mais: 6.442 proposições e 479 votações em plenário. Um recorde.

ANÁLISE: Na Assembleia Legislativa o nível dos debates, das proposições e das manifestações na tribuna foi considerado bom neste ano, mesmo dentre os deputados estreantes. Esses foram cautelosos em suas ações, não avançaram o sinal. Destaque para a desenvoltura gentil do deputado Gerson Claro (PP) no seu primeiro ano na presidência da Casa. Só elogios: solícito e simples nas relações. Agrada!

TARTARUGA: Impressiona o andar dos atos ligados ao serviço público/político no país. Tudo passa pela malvada burocracia. Leio na mídia que os investimentos na BR-163 devem começar (será?) só após abril de 2024. Claro, depois virão outros atos burocráticos.  O significado do termo ‘após’ é vago dando margem a dúvidas e conclusões diversas.

ARREMATE: Só agradecer por estar vivo com saúde junto a família, fazendo o que mais amo. Poucos tem o privilégio de fazer da profissão uma atividade prazerosa.  É neste clima que desejo aos meus leitores das dezenas de sites da capital e interior, os votos de Feliz Natal e 2024 com saúde, em paz, sem inveja, soberba e ódio. Sempre ‘de leve’.

PILULAS DIGITAIS: 

Sinal dos tempos: até funerária fazendo promoção de black Friday.

O Brasil não tem povo, tem público. (Lima Barreto)

Ironia é a capital da Argentina se chamar Buenos Aires. (Carlos Castelo)

O que realmente enriquece um homem não é a experiência: é a observação.

Para candidatos, Papai Noel só será recebido em outubro do ano que vem

Cada um de nós é um grão de pó que o vento da vida levanta e depois deixa cair. (Fernando Pessoa)

Lula e Bolsonaro continuam se xingando. Democracia é isso: uma discussão num balcão de boteco sórdido das quebradas. (na internet)

Todo homem nasce original e morre plágio. (Millôr)

Jogos de azar, jogo do bicho, sequestro de celebridade...os anos 90 voltaram!

Nos siga no Google Notícias