ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Momento Saúde Bucal

As principais causas do mau hálito

Marco Polo Siebra (*) | 25/07/2023 18:07

O mau hálito é um problema comum que afeta muitas pessoas em seus mais diferentes momentos da vida. E ninguém gosta ou quer ter. Mas ele aparece, e em situações muitas vezes constrangedoras.

Entender o que pode causar mau hálito é a primeira coisa a fazer para ficar longe dele. Até porque ele pode ser o sintoma de problemas de saúde mais sérios, além de uma má higiene da boca. Segundo a Associação Brasileira de Halitose, mais de 90% dos casos têm origem na cavidade bucal. Além disso, a entidade destaca que existem mais de 60 causas para um hálito ruim.

Sete causas do mau hálito

  1. Alguns alimentos podem causar mau hálito 

Alimentos como cebola, alho, laticínios como queijo e leite, peixes, azeitonas, especiarias e outros. Esses alimentos têm substâncias químicas que ajudam a estimular o problema. No caso da cebola, a culpa é dos seus compostos de enxofre.

E essa lista é mais longa, o que só reforça a importância da escovação regular, com o fio dental e o raspador de língua.

  1. Tabagismo, sempre ele

O tabagismo é uma das principais causas para esse problema, deixando um odor forte na boca e até no corpo. Isso vale tanto para cigarros convencionais e eletrônicos como para charutos.

E o que causa mau hálito em fumantes é o ressecamento que a fumaça provoca na região bucal. Esse tipo de problema inibe a formação de saliva, que ajuda na proteção da boca contra bactérias.

  1. Higiene oral ruim

Se você quer viver com bafo, um jeito de começar é descuidar da sua higiene bucal.

Isso porque deixar de cuidar da sua boca favorece a maior proliferação de bactérias que causam esse problema.

Afinal, não escovar os dentes, deixar de passar o fio dental e nem ligar para o raspador de língua é o mesmo que deixar a sua boca cheia de resíduos de alimentos.

E sua decomposição, pela ação bacteriana, libera o mau cheiro que acaba tomando conta da sua boca. Sem esquecer que isso também aumenta as chances de doenças bucais.

  1. Gengivite e periodontite

Sim, essas são duas doenças que causam mau hálito. Elas começam com inflamações na gengiva, que acabam evoluindo para quadros mais graves por falta do devido cuidado.

É quando o odor desagradável do mau hálito acaba complementando o quadro.

  1. A cárie dental

A cárie, um dos resultados da deterioração do esmalte dos dentes, pode ser um dos motivos do mau cheiro na boca.

Isso porque a cárie contribui para o acúmulo de restos de alimentos, o que, por sua vez, favorece sua decomposição pela ação das bactérias, o que causa mau cheiro.

  1. Boca seca

Boca seca é baixa produção de saliva que pode deixar a boca com "bafo de onça". Afinal, a saliva ajuda a defender sua boca e até a limpá-la, removendo as partículas de alimentos. Sem a produção suficiente de saliva, as condições ideais para o temido bafo aumentam.

  1. Condições médicas

Por fim, existem algumas condições médicas que também contribuem para deixar a sua boca com hálito ruim. E muitas estão relacionadas a infecções em outras partes do seu corpo, como no sistema respiratório e nos seios nasais, como a sinusite.

Isso acontece por causa do acúmulo de muco, que contribuiu para a proliferação de bactérias.

O refluxo causa mau hálito também. Isso acontece quando os ácidos estomacais liberados pelo estômago voltam para o esôfago, resultando em um odor desagradável e forte.

Mas como eliminar o mau hálito? E de verdade?!

Agora, vem a parte de como eliminar o mau hálito. O primeiro passo, como você já viu, é manter a rotina de higiene bucal. Além disso, é muito importante não esquecer de escovar a língua para reduzir as bactérias. E, lógico, sempre conte com o(a) dentista para ajudar nessa luta contra o bafo!

Gostou dessas informações? Então compartilhe e, em caso dúvida, me mande um direct no meu Instagram @drmarcopolosiebra que terei maior prazer em te ajudar.

Até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias