ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Momento Saúde Bucal

Por que sentimos dor de dente no frio?

Marco Polo Siebra (*) | 14/06/2023 15:30

Olá, pessoal. Hoje, eu gostaria de falar sobre dor de dente no frio, é isso mesmo!

É muito comum nessa época do frio, nós recebemos ligações de clientes perguntando: Marco Polo, o meu dente está doendo demais quando eu vou escovar os dentes de manhã ou quando eu tomo uma água mais gelada, ele está cariado? O que está acontecendo?

Bom, obviamente, são vários os fatores que levam à dor, mas vamos começar justamente falando sobre especificamente a dor. Nós, profissionais da área de saúde, não tratamos especificamente a dor, porque a dor é um mecanismo de defesa do nosso organismo. Eu tenho que ir para a causa da dor. E, especificamente no frio, a tendência é nós nos contrairmos e quando eu faço esse movimento de contração, que é inconsciente, automaticamente, eu também posso fazer um apartamento nos meus dentes exatamente como aqui nesse modelo.

Eu aperto os dentes, e os dentes do fundo ou alguns dentes da frente, vai depender da sua oclusão, podem ter uma sobrecarga e quando ele tem uma sobrecarga, devido à tensão ao frio, o que acontece? Eu tenho uma sensibilidade na região da gengiva, justamente nessa região perto da gengiva, na raiz do dente, porque eu tenho a coroa do dente e eu tenho a raiz do dente e nessa raiz do dente vai me trazer uma sensibilidade, que é justamente um sistema de proteção, então é muito comum no frio frente à água gelada e principalmente quando eu durmo, durmo com frio. Eu tendo a tencionar algumas vezes. Podemos utilizar umas plaquinhas miorrelaxantes, chamada de plaquinha de mordida, para justamente proteger essa nossa mordida e eu não trazer essa sobrecarga no dente.

O mais importante é você ter uma frequência periódica no seu dentista de confiança, porque ele pode estar analisando e observando o que realmente você precisa para manter a sua saúde bucal em dia, principalmente nesses momentos de adversidade. Que é o frio. Que vem para trazer uma situação diferente em nossas vidas, então, não se esqueçam, mantenham uma frequência regular no seu dentista de confiança e, se vocês tiverem alguma dúvida, me manda um direct no meu Instagram, @drmarcopolosiebra, eu terei o maior prazer em estar auxiliando vocês, ajudando vocês.

Um forte abraço, até o próximo vídeo

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias