ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Momento Saúde Bucal

Por que sentimos barulhos no ouvido ao mastigar?

Marco Polo Siebra (*) | 28/06/2023 14:49

Hoje vamos falar sobre um assunto muito comum e que gera dúvidas em muitas pessoas: por que sentimos estalos e barulhos na região do ouvido quando fazemos movimentos de mastigar ou abrir e fechar a boca? Vamos aprender juntos sobre essa curiosidade que acomete homens e mulheres e que pode surgir em qualquer momento da vida.

Antes de entrarmos no tema, precisamos ter uma pequena noção da estrutura anatômica do maxilar e da mandíbula. A articulação temporomandibular, ou ATM, é uma junta que conecta a mandíbula ao osso temporal do crânio. Essa articulação é responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca, assim como mastigar e falar.

Os estalos e barulhos que ouvimos geralmente estão relacionados à ATM. Quando você faz a movimentação de abrir e fechar a boca, a mandíbula desliza, e um disco de cartilagem situado entre o côndilo da mandíbula e o osso temporal. Esse disco pode ficar deslocado ou enroscar-se durante a movimentação, causando um click que escutamos. Agora sim, falaremos sobre os motivos que levam uma pessoa a escutar estalos e barulhos na região da ATM.

É importante ressaltar que ter estalos na ATM não significa, necessariamente, que você possui um problema. Estalos e barulhos ocorrem com frequência e nem sempre exigem tratamentos complexos. Porém, em alguns casos, podem indicar uma condição chamada "desordem temporomandibular" ou DTM. A DTM ocorre quando existe disfunção na articulação ou nos músculos que controlam a mandíbula. Existem diversos fatores que podem levar ao desenvolvimento de DTM, incluindo problema de má oclusão, genética, uso excessivo da musculatura facial como o chiclete, estresse e hábitos de ranger os dentes.

As desordens temporomandibulares, além dos estalos, podem causar dores e desconforto na face, dor de cabeça e dificuldade para mastigar. Em alguns casos, pode haver limitação ou travamento na abertura da boca. A dor das DTMs é geralmente temporária, mas necessita uma avaliação de um dentista para evitar a piora do quadro.

A boa notícia é que existem várias maneiras de diminuir os estalos e barulhos e prevenir a DTM. Algumas dicas são:

1. Ter uma dieta equilibrada e evitar alimentos muito duros ou pegajosos.

2. Praticar exercícios para melhorar o tônus muscular do rosto e do pescoço.

3. Realizar técnicas de relaxamento facial e controlar o estresse.

4. Evitar esforços desnecessários na mordida, como segurar objetos com os dentes.

5. E, é claro, visitar regularmente o dentista para uma avaliação adequada da sua mordida.

Agora você já sabe um pouco mais sobre as razões dos estalos e barulhos que podemos ouvir ao mastigar ou abrir e fechar a boca. E sobre ATM, DTM e principalmente a importância de ir ao dentista de sua confiança.

E ai gostou dessas informações? Se ficou alguma dúvida me manda um direct no meu instagram @drmarcopolosiebra que terei o maior prazer em te ajudar.

Até o próximo vídeo!

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias