ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 23º

Momento Saúde Bucal

Câncer de boca: conheça as causas e os sintomas

Marco Polo Siebra (*) | 17/08/2022 09:46

Feridas na boca ou nos lábios que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Podem ser machucados comuns do dia a dia, não é?

Pode mesmo. Mas também podem ser sintomas típicos do câncer de boca, uma doença que afeta mais de 15 mil novos brasileiros todos os anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer.

O Câncer de Boca pode aumentar suas chances de ocorrer em função de tabagismo, excesso de consumo alcoólico, excesso de exposição ao sol, exposição a substâncias nocivas, prótese mal adaptadas e, até mesmo, por infecções do vírus HPV. Também é mais recorrente em pessoas com condições de sobrepeso ou problemas de metabolismo.

Por isso, a prevenção passa pelos cuidados de evitar essas condições. Mas, acima de tudo, é importante levar a sério a identificação daqueles sintomas que falei a pouco. Feridas, dores, cortes que não parecem curar são sinais de que algo está errado.

E é justamente essa semelhança dos sintomas com lesões corriqueiras que faz com que muitas pessoas ignorem os sinais, levando muito tempo para buscar ajuda de um profissional capacitado. Esse erro dá a oportunidade da doença se desenvolver e se tornar mais grave, mas o diagnóstico precoce do câncer de boca é comum e gera uma enorme chance de recuperação plena.

Por isso, o meu recado de hoje é que você dê atenção para a sua saúde bucal. Tome aqueles minutinhos a mais para conferir se está tudo bem. Além disso, não esqueça de agendar as consultas periódicas com seu dentista - ele ou ela identificará com facilidade qualquer anormalidade!

Lembre-se: sua saúde bucal também é prioridade!

Para conferir mais conteúdo sobre a saúde da sua boca, acompanhe o meu Instagram: @marcopolosiebra.

Até mais e um abraço!

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS. 

Nos siga no Google Notícias