ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 26º

Trilha Orgânica

É possível plantar o próprio alimento e variar no cardápio

O melhor caminho é transformar nossos quintais em hortas urbanas e colher alimento fresco todo dia

Márcia Chiad (*) | 02/03/2023 11:11
Bacia com a colheita feita na horta (Foto: Márcia Chiad)
Bacia com a colheita feita na horta (Foto: Márcia Chiad)

Quando eu vi um levantamento da FAO – Organização da Alimentação e Agricultura das Nações Unidas que apontou que a diversidade alimentar no mundo  sofreu uma drástica redução nos últimos anos, vi que realmente é preciso estimular o cultivo de alimentos em todos os espaços.

Das 30 mil plantas alimentares que existem no mundo, apenas 7 mil passaram a ser cultivadas e dessas, apenas 170 espécies são produzidas em escala comercial. E o mais impactante é saber que nos dias de hoje a nossa base alimentar está à cargo somente de 30 espécies. E no Brasil temos mais de 3 mil espécies de plantas comestíveis, mas não consumimos nem 10 por cento dessa variedade.

Márcia Chiad em meio às Taiobas cultivadas em sua horta. (Foto: Divulgação)
Márcia Chiad em meio às Taiobas cultivadas em sua horta. (Foto: Divulgação)

Essa realidade tem me motivado nos últimos anos a incentivar mais pessoas a cultivar hortas não convencionais, no quintal de casa. A 23 anos sou nutrida por essa paixão de plantar em qualquer espaço, comida sem veneno.

Nesse levantamento da FAO, também fiquei impressionada com o dado de que 40% de toda a ingestão calórica da população é baseada em apenas 3 alimentos : o arroz, o  milho e o trigo.  Esse é realmente um dado alarmante, empobrece a nossa alimentação e  também é uma das faces da fome do mundo. E é possível resolver algo tão complexo com passos tão simples, como iniciar uma horta não convencional no quintal de casa, com plantas rústicas, fáceis de cultivar e com altos teores nutricionais.

Bertalha, ora-pro-nóbis, capuchinha, hibisco e por aí vai. Temos à nossa disposição uma infinidade de plantas que podem ser cultivadas no quintal e incrementar e muito a nossa alimentação.

E para facilitar o acesso ao aprendizado sobre plantio e identificação de espécies comestíveis, há dois anos eu criei a Escola de Cultivo Organicamente, pela internet onde ofereço cursos on line de Horta não Convencional com o método Tudo Junto e Misturado.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

O meu convite é para que os jardins se transformem em jardins-horta e que todo mundo possa ter plantas maravilhosas comestíveis, como a taioba, o peixinho, a ora-pro-nóbis, entre tantas outras,  ricas em nutrientes e fáceis de cultivar.

E para divulgar o método de cultivo mais simples e prática que usa a inteligência da natureza, dos dias 06 a 13 de março eu vou fazer a Semana da Horta Não Convencional, pela internet, onde eu vou ensinar 3 estratégias para quem quer iniciar o plantio da horta no espaço que tiver em casa. Para fazer a inscrição gratuita é só acessar o link : http://marciachiad.com.br/inscrever/


(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do Recanto das Ervas. Siga nas redes: @marciachiad e @recantodaservas. Acesse: www.marciachiad.com.br.

Nos siga no Google Notícias