ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUARTA  10    CAMPO GRANDE 14º

Trilha Orgânica

Para iniciantes, a melhor hora de começar uma horta é agora!

Por Márcia Chiad (*) | 13/04/2022 10:15

Cultivar uma horta em casa, no chão, no vaso ou em recipientes sem uso é uma das melhores iniciativas que podemos ter.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Mesmo quem nunca plantou, sempre é hora para começar. E o outono, a estação iluminada, onde os dias são mais claros e brilhantes, é um dos melhores períodos para quem quer começar. Os motivos são inúmeros, mas o principal deles é que começando no outono o jardinista iniciante vai ter menos frustração.

As chuvas leves e espaçadas trazem a umidade ideal para o solo. O clima está ameno  e o sol não está tão forte e não queima as plantas. Com a queda gradativa da temperatura a incidência de pragas e doenças é bem menor. Mas vale lembrar sempre que planta doente é planta desnutrida ou que recebeu excesso de rega.

Então, vamos lá! Para quem quer começar eu sugiro que você deixe brotar na fruteira, geladeira  ou mesmo na água, bulbos como gengibre, açafrão, alho, cebola ou batatas. É tempo ideal para essas espécies irem para o chão e a colheita vir no verão. Não perca tempo, comece agora e vai ver que além de colher ingredientes sem química, sem veneno para sua sopa ou refogado, vai sentir um enorme prazer em cultivar.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Segue algumas dicas importantes pra gente praticar nesse período:

  • Faça podas de limpeza nas suas plantas, não deixe acumular folhas murchas e secas. Isso é muito importante para a saúde das suas ervas e hortaliças;

  • Tomate, alface, couve, bulbos e temperos em geral são ideais para cultivar no outono;

  • Nunca se esqueça de cobrir os vasos e canteiros com material seco. Isso chamamos de cobertura de solo ou cobertura morta. Isso vai garantir um solo mais soltinho e fofo. Além de manter a umidade ideal para a sua horta;
  • Não deixe para começar amanhã a sua tão sonhada horta e aproveite o outono para se apaixonar ainda mais pela natureza.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do @recantodaservas.

Imagens: Arquivo pessoal.

Nos siga no Google Notícias