A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018

06/04/2018 06:40

Aberta em Campo Grande 1ª clínica especializada em hemodiálise para animais

A Renalvet é pioneira em tratamentos que podem ajudar a salvar a vida de muitos animais, a partir de um diagnóstico precoce e utilizando o que há de mais moderno na nefrologia e urologia veterinárias

Post Patrocinado
Marcelo Santana, médico veterinário e sócio-proprietário da Renalvet Campo Grande. (Foto: Divulgação)Marcelo Santana, médico veterinário e sócio-proprietário da Renalvet Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Uma novidade em Campo Grande chega como mais uma possibilidade para tratar animais com problemas renais. A Renalvet é o primeiro centro de urologia e nefrologia veterinárias da América do Sul a oferecer hemodiálise para cães, gatos e cavalos, com o compromisso de um tratamento avançado e de qualidade para os pacientes.

Com equipe multidisciplinar e equipamento de hemodiálise de tecnologia alemã, a clínica atende nas áreas de Nefrologia e Urologia veterinárias. Na Capital, este desejo nasceu do empreendedorismo de dois profissionais liberais, que buscam levar qualidade de vida aos animais, vítimas de um problema mais comum do que se pensa.

Aberta em Campo Grande pela empresária e produtora rural Greice de Assis Ferreira e pelo médico veterinário Marcelo Santana, a Renalvet veio para mostrar também a importância do diagnóstico precoce.

Greice Ferreira, sócia proprietária da Renalvet. (Foto: Divulgação)Greice Ferreira, sócia proprietária da Renalvet. (Foto: Divulgação)

"Estamos aqui para servir. Nossa primeira intenção é dar uma oportunidade de tratamento e qualidade de vida aos animais renais. Poucas pessoas sabem da existência da hemodiálise e diálise peritoneal em animais, apesar de o dr. Márcio Bernstein ter desenvolvido esta técnica há 20 anos aqui no Brasil. Até a chegada da Renalvet CG não havia nenhum centro veterinário voltado exclusivamente para tratamento renal em Mato Grosso do Sul. Agora, somos pioneiros em disponibilizar meios que podem ajudar a poupar a vida de muitos animais", explica a sócia-proprietária.

Foi após uma experiência difícil que a empresária buscou inovações no setor veterinário na cidade. "Tive uma boxer com problemas renais, que, infelizmente, acabou falecendo por não haver tratamento específico disponível em Campo Grande. Esta perda me sensibilizou muito. Quem ama animais sabe que é muito difícil ver seu bichinho sofrer e não poder fazer nada a respeito. A sensação de impotência é muito frustrante. Foi quando eu conheci o dr. Marcelo, que já havia pesquisado sobre a hemodiálise em animais e, juntos, decidimos trazer a Renalvet para Campo Grande".

Para marcar o lançamento da clínica, que está de portas abertas há 2 meses, Greice e Marcelo convidaram profissionais da medicina veterinária para um evento especial com o médico veterinário Marcio Bernstein, criador da Renalvet do Rio de Janeiro e desenvolvedor da hemodiálise em animais no Brasil.

Em sua palestra na última quarta-feira, dia 04/04, Bernstein falou sobre os avanços na nefrologia e urologia animais e aproveitou para esclarecer as dúvidas dos colegas a respeito da técnica desenvolvida por ele no Brasil, desmistificando a crença de que os cães e gatos renais crônicos não tem mais chance de vida. Uma notícia em primeira mão, trazida pelo dr. Márcio para seus colegas é a possibilidade de realização de transplante de rins em gatos. O mesmo, por enquanto, ainda não acontece com os cães, por não ser possível detectar a qual grupo sanguíneo eles pertencem, o que acabaria por ocasionar a rejeição do órgão transplantado.

Renalvet fica na Avenida Mato Grosso, 1271, Centro (Foto: Divulgação)Renalvet fica na Avenida Mato Grosso, 1271, Centro (Foto: Divulgação)

A hemodiálise em cães e gatos é indicada em casos de insuficiência renal crônica, aguda ou qualquer outra doença que cause problemas renais. O procedimento é indolor e retira do sangue do animal as toxinas que ele não consegue eliminar naturalmente quando os rins já não funcionam bem.

"Frequentemente, existe uma demora em encaminhar o animal para o tratamento dos rins, o que pode acabar com suas chances de recuperação e até mesmo levar a óbito precoce. Por isso, é importante iniciar o tratamento assim que haja o diagnóstico do problema, pois embora a doença seja crônica, há uma real possibilidade de melhora na qualidade e na expectativa de vida do cão ou gato.”

Greice pontua que a hemodiálise não garante a cura do animal, mas o retira da crise e possibilita que ele tenha uma vida melhor e mais prolongada junto ao seu dono.

Clinica dispõe de tecnologia avançada no tratamento de problemas renais para cães, gatos e cavalos. (Foto: Divulgação)Clinica dispõe de tecnologia avançada no tratamento de problemas renais para cães, gatos e cavalos. (Foto: Divulgação)

Os principais sintomas da insuficiência renal em cães e gatos são vômitos, anorexia, perda de apetite, emagrecimento e prostração.

Na Renalvet, antes do início do tratamento, o animal passa por uma consulta médica, onde será definido o procedimento mais adequado ao seu caso. Além da hemodiálise, é disponibilizada a diálise peritoneal, aferição periódica de pressão arterial, fluido-terapia assistida e o controle da doença de base, causadora do dano renal.

O local dispõe de internação com ar condicionado, tapetes higiênicos e uma equipe especializada no tratamento e cuidado com cada paciente, priorizando o bem-estar do pet, sob a supervisão do dr. Marcelo Santana e, ainda, contando com o auxílio do dr. Márcio Bernstein, criador da tecnologia utilizada pela Renalvet.

Em Campo Grande a Renalvet fica na Avenida Mato Grosso, 1271, Centro. Abre de segunda a sexta- feira, das 14h às 18h.

Quem quiser conhecer mais sobre a Renalvet pode seguir a clínica no Facebook  e Instagram. 

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.