ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  15    CAMPO GRANDE 23º

Conteúdo Patrocinado

E se alfabetizar fosse apenas continuar vivendo o tempo leve da infância?

Na Aguapé, iniciativa Waldorf, a alfabetização chega sem pressa, respeitando o brincar e o tempo da criança

Post Patrocinado | 15/11/2025 08:30
E se alfabetizar fosse apenas continuar vivendo o tempo leve da infância?
Cada parte do currículo é pensada para acompanhar o desenvolvimento infantil de forma integral, físico, cognitivo e emocional. (Foto: Divulgação)

Escola Waldorf é diferente mesmo, como muita gente diz, mas isso tem um propósito. Na Aguapé, a transição dos pequenos do Jardim de infância para os primeiros anos do Ensino fundamental é feita de maneira acolhedora e em pequenas turmas. O processo de alfabetização, grande foco desses primeiros anos, acontece sem nunca deixar de lado a arte, o movimento e a liberdade criativa e individual de cada criança.

Cada parte do currículo é pensada para acompanhar o desenvolvimento infantil de forma integral — físico, cognitivo e emocional. Todo o conteúdo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é ensinado e, além das disciplinas obrigatórias do Primeiro e Segundo anos do Ensino fundamental, que são: português, matemática, inglês e educação física, os alunos da Escola Aguapé ainda têm contato diário com as artes, com aula de música, de artes manuais, de aquarela e, também, de horta.

“O aprendizado é sempre por meio da arte e isso tem um porquê: quando a criança desenha, pinta, canta ou toca flauta, ela não está ‘só se expressando’, ela está organizando o mundo dentro de si, e criando conexões reais entre o que pensa, sente e faz”, afirma Beatriz Camorlinga, tutora da escola, e coordenadora do curso de formação em Pedagogia Waldorf em Cuiabá, MT, local onde todo o corpo docente da escola faz aprofundamento e formação.

E se alfabetizar fosse apenas continuar vivendo o tempo leve da infância?
A Escola Aguapé ainda têm contato diário com as artes, com aula de música, de artes manuais, de aquarela e, também, de horta.(Foto: Divulgação)

Aprender: muito mais do que memorizar conteúdos

Na Aguapé, assim como nas escolas Waldorf mundo afora, acredita-se que o conhecimento precisa ser construído, não apenas consumido, por isso a criança aprende primeiro pela experiência.

Ela experimenta o formato, a imagem e o som da letra de várias maneiras, como desenhando no chão, no ar, com pedrinhas e gravetos; aproxima-se da letra por representações corporais, por histórias, cantigas e trava línguas. Para cada letra, são trazidas histórias que são ilustradas na lousa. Dessa forma, aprende-se todo o alfabeto e, pouco a pouco, a criança internaliza a letra e seu som para só depois externalizá-la na escrita.

E se alfabetizar fosse apenas continuar vivendo o tempo leve da infância?
A pedagogia Waldorf respeita o espaço e o tempo da infância. (Foto: Divulgação)

Os ritmos diários da aprendizagem também contam e muito! Todas as aulas têm momentos de concentração e de descontração, mesclando atividades do pensar, do sentir e do fazer.

Dessa forma, as aulas não cansam nem estressam as crianças e rendem muito mais. E, nesse ritmo, alternam-se a sala de aula e amplos espaços abertos para potencializar brincadeiras e descobertas, com muito contato com a natureza em uma área externa de 1.000m2, com horta e pomar.

“A pedagogia Waldorf respeita o espaço e o tempo da infância. E sabe que aprender é muito mais do que memorizar conteúdos, é se preparar para atuar no mundo, com alma, presença e sentido”, afirma Juliana Rahe, uma das fundadoras da escola e mãe do Caio e da Lela, que ano que vem estarão no segundo e primeiro ano do ensino fundamental, respectivamente.

E se alfabetizar fosse apenas continuar vivendo o tempo leve da infância?
Todas as aulas têm momentos de concentração e de descontração, mesclando atividades do pensar, do sentir e do fazer. (Foto: Divulgação)

A Escola Aguapé está com matrículas abertas e preços promocionais para as turmas:

  • 1º. e 2º. Anos do Ensino fundamental,
  • Jardim 2 (4 a 6 anos),
  • Jardim 1 (2 a 4 anos).

São poucas vagas e o valor especial é para as matrículas efetivadas até dia 30 de novembro de 2025.

Quer saber mais? Entre em contato com a Escola Aguapé e marque uma vista pelo telefone (67) 99205 3309. (Clique aqui)

Escola Aguapé, iniciativa Waldorf em Campo Grande, fica na rua Goiás, 1.565, Centro. (Veja como chegar).

Saiba mais pelo Instagram @escolaaguape.