ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, DOMINGO  20    CAMPO GRANDE 24º

Festas e Eventos TV

Arquiteto Gil Carlos de Camillo: sua trajetória e inspirações

Por José Marques - Conteúdo de Marca | 15/03/2021 07:45
Sebrae da cidade de Bonito-MS (Foto: Divulgação)
Sebrae da cidade de Bonito-MS (Foto: Divulgação)

Em entrevista a José Marques, do Festas e Eventos TV, o filho do renomado arquiteto Rubens Gil de Camillo, o também arquiteto, Gil Carlos de Camillo, conta sobre a sua trajetória na profissão que herdou do pai e sobre suas inspirações no mundo da arquitetura.

O arquiteto formado pela Universidade de São Paulo (USP), e especialista em projetos e edificações e urbanismo, conta que suas maiores referências são seu pai e alguns arquitetos espalhados pelo mundo como, Zanettini  e Paulo Mendes da Rocha, ganhador do Prêmio Pritzker, além destes Abraão Sanovicz, Niemeyer, todos brasileiros. Mas arquitetos internacionais também são fonte de inspiração para ele, Le Corbusier, Frank Lloyd Wright e Mies Van Der Rohe , que são inspiração para muitos arquitetos no mundo todo.

Casa Dibo Pires (Foto: Divulgação)
Casa Dibo Pires (Foto: Divulgação)

Gil Carlos de Camillo conta que seu período da história arquitetônica preferido é o movimento moderno que, na opinião dele, é livre de modismos, com um processo bem fundamentado que trouxe consigo a industrialização e a invenção de materiais utilizados atualmente, como o concreto armado. Ele ainda comenta sobre a versatilidade do material,  já que o mundo mudou, mas a arquitetura moderna continua a mesma, exemplo disso no Brasil, é a cidade de Brasília, onde tudo ao redor mudou, mas a arquitetura continua a mesma. Esta arquitetura da capital brasileira foi exportada na época, se equiparando a Dubai e Qatar nos dias de hoje.

Sobre a exportação e  centralização de um movimento artístico em um único lugar, ele lembra que, na época do renascimento, em uma mesma Florença, viviam Brunelleschi, Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Atualmente esta influência não é tão forte por conta da globalização, tornando a cultura algo mais pluralizado.

Quando perguntado quais são as atuais influências na arquitetura, ele diz ser o arquiteto espanhol, Santiago Calatrava, que trabalha com bastante simplicidade, que segundo ele, é o mais difícil de fazer, que chegar ao simples é difícil.

Jaques Janine (Foto: Divulgação)
Jaques Janine (Foto: Divulgação)

Gil Carlos de Camillo ainda conta como é o seu trabalho expressando através de seus projetos os sonhos das pessoas. Ele conta que deixa seus clientes à vontade para expressarem seus sonhos e ideias para as edificações da maneira que desejarem, trazendo revistas, referências da internet e qualquer outra maneira que o cliente consiga expressar o que deseja, deixando de lado o medo de o arquiteto não entender o que eles querem.

Ele conta que quanto mais se conversa, mais fácil fica para ambos os lados se entenderem e, posteriormente, realizar o projeto. Somente depois de extrair todas as ideias do cliente em relação à linguagem arquitetônica que ele deseja, é que o arquiteto passa para a parte prática de ver quantos metros quadrados são necessários, quantos ambientes, quartos, vagas de garagem. Algo que ele diz ser importante é a escolha do terreno, onde diz preferir quando orienta o cliente na compra deste, já que isso influencia no programa de habitação desejado, sendo,  na opinião dele, os terrenos mais “diferentes” os que resultam nos melhores projetos.

Para o desenho ele se cerca de todas as informações possíveis sobre o que o cliente quer, como é o terreno, quais os aspectos naturais do local como posição, iluminação solar, ventilação, vistas, visuais, para então começar o desenho que, no caso dele é feito a mão  todas as perspectivas e visuais.

Ele diz que em obras comerciais há mais liberdade em propor inovações, ao invés de residências, pois esta última representa uma forma de viver, já os prédios corporativos aceitam coisas mais audaciosas. Um exemplo disto é o Sebrae de Bonito, o qual ele diz ter sido um insight, e que é conhecido no mundo todo, já que foi publicado em uma plataforma de arquitetura mundialmente renomada, o Archdaily, podendo ser encontrado em vários idiomas.

Para conferir a entrevista na íntegra, assista ao vídeo no canal do Festas e Eventos TV no Youtube. Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece em Campo Grande e em Mato Grosso do Sul com José Marques no Facebook, Instagram e YouTube, e também através desta coluna.


Nos siga no Google Notícias