ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  10    CAMPO GRANDE 12º

José Marques Filmes

Enfermeira que atuou em Angola lança livro na Capital

Dirce Regina realizou trabalho voluntário no combate a poliomielite em Angola; sua história é contada na obra

Por José Marques - Conteúdo de Marca | 05/09/2024 07:45


Tendo iniciado sua carreira como enfermeira há décadas, Dirce Regina saiu aos 17 anos do Rio Grande do Sul para descobrir sua grande vocação em terras sul-mato-grossenses. Especialista em Saúde Pública e Enfermagem Obstétrica, a profissional atuou grande parte de sua vida no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Programa Nacional de Imunização (PNI).

Sendo referência por onde passa, Dirce foi conquistando feitos admiráveis ao longo da carreira. Dentre eles, tornou-se consultora da Organização das Nações Unidas (ONU) e realizou trabalho voluntário na província de Bié, na Capital Kuito, em Angola. Lá, ela viveu durante 6 meses dedicando-se à erradicação da poliomielite, doença que pode causar paralisia nos membros inferiores.

Todas as suas vivências e sua luta pela valorização da vacina como ferramenta importante para a saúde pública foram materializadas na obra “Caminhos do Coração”, livro de sua autoria que foi lançado recentemente em evento fechado na Galeria Mara Dolzan, na Capital.

“Caminhos do Coração é a história de uma enfermeira que saiu do sul do país, se encontrou no Mato Grosso do Sul e foi parar na Angola para atuar no combate e erradicação da poliomielite. Escrevi esse livro para sensibilizar as pessoas e fazer com que elas valorizem o poder da vacina e do Programa Nacional de Vacinação do Brasil, que é o único país do mundo que dá vacina de graça”, afirma Dirce.

Enfermeira que atuou em Angola lança livro na Capital
Dirce Regina escreve livro “Caminhos do Coração” (Foto: Renan Gimenes)

Na presença de familiares, amigos e colegas de profissão, Dirce Regina mostrou o quanto é amada e respeitada por todos. Para a filha Haniela Simczak, que é psicóloga, os passos dados por sua mãe serviram de exemplo para o que ela é hoje.

“Minha mãe é uma pessoa muito trabalhadora e a admiro por tudo o que ela construiu na vida familiar, pessoal e profissional. Me orgulho muito em ver o quanto ela se sente realizada, conquistando muitas coisas e sendo referência em todas as áreas por onde ela passou”, pontua Haniela.

Enfermeira que atuou em Angola lança livro na Capital
Dirce Regina e sua filha Haniela Simczak (Foto: Renan Gimenes)

Para os amigos e colegas de profissão que viram de perto a luta de Dirce pela saúde pública de qualidade, todos afirmam que seu reconhecimento é merecido. Durante sua carreira, a enfermeira dedicou mais de 20 anos ao treinamento de profissionais da saúde na vacinação

“A Dirce é uma pessoa batalhadora, que assim como muitas outras, trabalhou e defendeu o Sistema Único de Saúde do Brasil, levando como exemplo para fora do país. É uma história linda, que a gente se apaixona e se inspira”, diz a psicóloga Vera Lúcia Kodjaoglanian.

O livro “Caminhos do Coração” de Dirce Regina não é comercializado. Os interessados em adquirir os exemplares podem fazer doações simbólicas que serão revertidas ao Programa Internacional do Rotary Club, intitulado Pólio Plus. Para mais informações, podem entrar em contato com a Dirce Regina pelo Instagram.

Acompanhe tudo o que acontece em nosso Estado através do Festas e Eventos TV no Instagram ou visite o site oficial.

Enfermeira que atuou em Angola lança livro na Capital
Valor arrecadado é revertido ao programa Pólio Plus, do Rotary Club Internacional (Foto: Renan Gimenes)