ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Conteúdo Patrocinado

Fono da Capital é pioneira em protocolo contra sequelas da covid

Os pacientes já obtiveram de 70% a 100% de recuperação com o protocolo criado pela fonoaudióloga Hellen França

Post Patrocinado | 16/04/2021 07:30
Hellen França é fonoaudióloga e criadora do protocolo. (Foto: Divulgação)
Hellen França é fonoaudióloga e criadora do protocolo. (Foto: Divulgação)

Campo Grande segue com bandeira cinza, de risco extremo para a covid-19, considerando a falta de leitos para tratamento da doença. Alguns dos sintomas mais comuns são febre, tosse e cansaço, porém dois sintomas têm chamado a atenção da população em geral: a perda do olfato e paladar.

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e Academia Brasileira de Rinologia (ABR), apenas cerca de 50% dos pacientes positivos para doença tiveram a recuperação total dessa perda, o que criou um alerta ainda maior para médicos e pacientes.

Em Campo Grande, uma empresa especializada em disfagia e atendimentos desses pacientes neurológicos - a FonoAssist - uniu seu conhecimento e experiência prévia e criou um protocolo próprio que esta sendo disseminado pelas redes sociais a outros fonoaudiólogos do País inteiro.

Baseado na associação do uso do laser de baixa potência, o protocolo é realizado com a luz infravermelha e vermelha, juntamente com estimulação olfativa e gustativa, criando assim uma nova métrica para que seja pontuada a melhora. Assim, é possível obter um resultado real da evolução do paciente.

“Lavamos cada narina com soro fisiológico, depois aplicamos o infravermelho, colocamos alguns potes com diversos aromas em cada narina por 10 segundos. Fazemos um intervalo de 15 segundos, e novamente aplicamos o laser em cada narina, intercalando com outros aromas. Fazemos o mesmo na cavidade oral, associando aos  sabores”, explica a fonoaudióloga e criadora do protocolo, Hellen França.

Segundo a profissional da saúde, o laser faz uma reprodução celular e é também anti-inflamatório, o que auxilia na recuperação da lesão no nervo olfativo. Os pacientes ainda levam um kit para casa para fazerem a estimulação sensorial de 12 em 12 horas. Entre seus pacientes, cerca de 40 já obtiveram de 70% a 100% de recuperação. Os resultados são surpreendentes muitas vezes na primeira sessão.

Ainda de acordo com Hellen França, há muita desinformação sobre o assunto. Pessoas que perdem peso, não conseguem se alimentar direito, com distorção de cheiro de metal e carniça associado aos alimentos, com sérios riscos de saúde por falta dos sentidos, problema que persiste cerca de oito a nove meses depois de testarem positivo para a covid 19.

Porém, para o sucesso total do protocolo, é preciso disciplina. “O paciente precisa executar corretamente o kit em casa juntamente com a aplicação alternada do laser na sessão fonoaudiológica. Não existem milagres e sim ciência, com recurso tecnológico adequado para o sucesso do tratamento”, enfatiza Hellen.

A fonoaudiologia sempre trabalhou com a estimulação do paladar e olfato em outras situações como, por exemplo, no envelhecimento, em que as papilas gustativas ficam diminuídas, sendo uma possível causa da inapetência de idosos, na doença de Parkinson e sequelas de AVC. Mas no caso da covid-19, o protocolo sofreu algumas modificações potencializando o retorno de forma mais rápida do que nas doenças neurológicas.

Serviço -  A clinica FonoAssist fica na Rua 15 de novembro, 2550 sala 306 Ed One Office. Veja como chegar clicando aqui.

Informações também podem ser obtidas pelo telefone e Whats (67) 999622003 ou instagram @ fonoassist_reabilitacao.

Nos siga no Google Notícias