ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Conteúdo Patrocinado

Instituto de Psicologia Positiva do MS fala sobre a ciência da felicidade

Estudos científicos comprovam que é possível desenvolvermos uma vida mais plena e feliz. Felicidade agora é ciência!

Post Patrocinado | 09/04/2018 06:10
Márcia Dreon Cappellari fundou, há 1 ano, o IPPMS (Instituto de Psicologia Positiva do Mato Grosso do Sul)
Márcia Dreon Cappellari fundou, há 1 ano, o IPPMS (Instituto de Psicologia Positiva do Mato Grosso do Sul)

No cotidiano, um turbilhão de sentimentos faz despertar emoções negativas, afastando muitas pessoas das sensações otimistas e da criatividade que está dentro de cada um. Traçar estratégias e potencializar o lado positivo do ser humano é essencial na busca pela felicidade plena e é nesse ponto que a Psicologia Positiva atua.

Diante deste conhecimento a Psicóloga Márcia Dreon Cappellari, fundadora e diretora do IPPMS – Instituto de Psicologia Positiva do Mato Grosso do Sul, sempre acreditou que todos as pessoas nascem para serem felizes, mas para que isso aconteça no caminho da vida precisamos potencializar o que temos de melhor, como nossas forças e virtudes humanas.

Nossos trabalhos, no Instituto propõem o estudo do que “da certo”, ou seja, das características humanas, sociais e institucionais que produzem bem-estar físico e psicológico.

Com o conhecimento cientifico da Psicologia Positiva buscamos, então, conhecer, elaborar, efetuar e avaliar meios que possibilitem o desenvolvimento e o funcionamento positivo dos indivíduos e das instituições.

A instituição parte da certeza de que "são as pessoas felizes que têm sucesso, e não as pessoas de sucesso que são felizes".

Workshop: Introdução à psicologia positiva
Workshop: Introdução à psicologia positiva

A Psicologia Positiva não é apenas o ato de pensar positivo, é uma ciência, esclarece Márcia. “É importante compreender que é um trabalho minucioso. Na psicologia tradicional, o foco é a cura do problema. Na positiva, nós saímos da linha de neutralidade para uma vida mais plena, feliz e cheia de realizações. Mas para isso, é preciso trabalhar todas as nossas emoções, além dos problemas patológicos”, explica.

Num mundo em que doenças como a depressão, transtornos e estados de ansiedade crescem a cada dia, as pessoas parecem estar confusas sobre onde encontrar a felicidade. Foi a partir da ideia de ajudar elas a atingirem seu potencial máximo que surgiu a Psicologia Positiva, em 1998, com Martin Seligman , que naquela época era o presidente da (APA) Associação Americana de Psicologia. Neste contexto emana da concepção da Psicologia Positiva a intensão de mudar o foco da psicologia da preocupação única de reparar as piores coisas da vida para a construção de qualidades positivas, podendo ser compreendida como um estudo cientifico das experiências e aspectos positivos do ser humano, suas potencialidades e motivações, e das condições que contribuem para o aumento da felicidade e bem-estar humano.

“Esse movimento científico veio de encontro com um momento muito atual, onde previu-se que a depressão e a ansiedade seriam constatadas em grande parte das pessoas. “A partir da revolução da informação tecnológica, a sociedade tem se tornado cada vez mais complexa e interdependente, pesquisadores são enfáticos ao afirmar que o cultivo das emoções positivas dependeria a própria sobrevivência humana”,explica a psicóloga.

Instituto realizará workshop: Mulheres Fortes, Podem Mais! (Foto: Divulgação IPPMS)
Instituto realizará workshop: Mulheres Fortes, Podem Mais! (Foto: Divulgação IPPMS)

Ferramentas - Para atingir essas metas, há o atendimento clínico, que parte dos referenciais teóricos da Terapia Cognitivo Comportamental e da Psicologia Positiva para oferecer aos pacientes, além do alívio da dor, condições para a conquista de uma vida mais feliz.

Outras ferramentas são o coaching Positivo ou Vocacional. No Positivo, o trabalho individual é feito com foco nas qualidades humanas, forças pessoais e comportamentos funcionais.

Já no Coaching Vocacional a ideia é auxiliar a pessoa no processo da escolha profissional. Com motivação, sensibilidade e orientação, ela compreende que a distância entre o sonho e a conquista é a atitude. O trabalho é feito para que todos se tornem protagonistas de seus projetos de vida e adotem uma atitude proativa e responsável em seus objetivos.

Pensando nisso, o Instituto também buscou levar a Psicologia Positiva para dentro de escolas, universidades e empresas, com projetos personalizados que preparam as equipes, jovens, crianças e adultos a encontrarem a melhor versão de si mesmos, e consigam lidar com suas emoções, desenvolvendo inteligência emocional e capacidade para lidar com as adversidades da vida. “Comprovadamente, esses estudos melhoram, por exemplo, a competência social, felicidade, aprendizagem, engajamento e satisfação. As pessoas se sentem mais felizes, trabalham melhor, administram seus projetos e atingem ao sucesso”.

É importante compreender que dentro da Psicologia Positiva as emoções negativas não são ignoradas e sim compreendidas. Ou seja, busco como eu posso extrair o melhor disso e a gente consegue mudar a forma de ver a situação. A felicidade não se concretiza apenas com a cura do problema, as pessoas precisam saber que elas podem muito mais na vida e é a partir disso que trabalhamos”.

O Programa "Talentos" prepara
jovens para o ingresso na carreira profissional. (Foto: Divulgação IPPMS)
O Programa "Talentos" prepara jovens para o ingresso na carreira profissional. (Foto: Divulgação IPPMS)

Cursos do IPPMS – No instituto, além do atendimento, há inúmeros cursos, workshops e projetos realizados com compromisso, responsabilidade e conhecimento científico que hoje transformam pessoas pelo mundo.

Entre eles, no próximo dia 28 de abril, haverá o workshop com tema “Mulheres fortes, podem mais!”. Com objetivo de abordar temas de auto liderança e aspectos do universo feminino no cotidiano empreendedor.

No dia 5 de maio, Marcia irá ministrar um workshop de Introdução à Psicologia Positiva, abordando temas sobre conhecimento, cenários, aspectos e aplicação da metodologia na vida do ser humano.

Quem estiver interessado nos cursos, projetos e atendimentos do Instituto de Psicologia Positiva pode entrar em contato pelos telefones (67) 3025 2561 e 99266-0262 ou pelo email contato@ippms.com.br.

Saiba mais sobre o Instituto e a Psicologia Positiva no site, FacebookInstagram.

Nos siga no Google Notícias