ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  28    CAMPO GRANDE 25º

José Marques Filmes

Ana Liber lidera reforma histórica com apoio da Pazinha

Casa de 30 anos passa por repaginação sem perder identidade arquitetônica original

Festas e Eventos TV - Conteúdo de Marca | 28/01/2026 07:45

Uma casa com 30 anos de história, localizada no centro de Chapadão do Sul, está passando por uma reforma que une respeito à arquitetura original e atualização tecnológica — um tipo de obra que exige precisão, planejamento e parceiros que realmente acompanham o processo do início ao fim.

O projeto é assinado pela arquiteta Ana Carolina Liber, que reforça o compromisso envolvido em trabalhar com uma construção marcada por memória, identidade e significado para a cidade.

“Quando a gente trabalha com história, a gente tem compromisso muito grande no que você entrega. Eu falo que eu tenho compromisso pessoal junto com a história, com a arquitetura e com as pessoas”, afirma Ana.

Modernidade sem perder a essência

Ana Liber lidera reforma histórica com apoio da Pazinha
Casa histórica em reforma pela arquiteta Ana Liber (Foto: Caio Sakamoto)

Segundo Ana, o desafio não era apenas reformar, mas atualizar sem descaracterizar. A proposta foi trazer modernidade não pela aparência, mas pela tecnologia — mantendo características e evitando materiais que “brigassem” com o que já existia.

“Era trazer a modernidade, mas não através do visual, através da tecnologia. Implantar elementos tecnológicos, porém manter as características”, explica.

Um dos pontos mais complexos da obra está nas aberturas da casa: são 28 janelas e portas, desenhadas manualmente na época e com medidas diferentes entre si. Isso significa que não existe “padrão” e nem espaço para erro.

“É uma casa que tem 28 janelas, entre janelas e portas. E todas essas foram desenhadas manualmente… cada abertura era de um jeito, tinham medidas diferentes”, conta a arquiteta.

Para atender essa realidade, a Pazinha se tornou peça-chave na execução. Além do fornecimento de soluções técnicas para as aberturas, a empresa entrou como parceira presente no dia a dia da obra, acompanhando alterações, ajustes e necessidades que surgem durante o processo.

“Essa busca por fornecedor comprometido e que nos entregue aquilo que a gente busca e aquilo que a gente combina… é aí que entra o nosso trabalho com a Pazinha”, destaca Ana.

Suporte que não deixa a obra na mão

Ana Liber lidera reforma histórica com apoio da Pazinha
Casa histórica em reforma pela arquiteta Ana Liber (Foto: Caio Sakamoto)

Em reformas complexas, principalmente fora dos grandes centros, o que define o sucesso não é só o produto — é a capacidade de resolver o que muda no caminho. E, segundo Ana, foi justamente aí que a Pazinha se destacou: com disponibilidade, acompanhamento e postura de quem “segura junto” quando o projeto exige.

“A participação da Pazinha não só nos trouxe as soluções diárias… eles atendendo a gente diariamente”, afirma Ana.

Ela reforça que a parceria vai além do básico: envolve orientação técnica, alerta de divergências, adaptação às mudanças e presença ativa na tomada de decisões.

“Eles estavam todo tempo disponíveis. É diferente. Você não fica na mão”, resume a arquiteta.

Tecnologia, durabilidade e solução sob medida

A escolha dos produtos foi pensada desde o projeto, com foco em performance, durabilidade e tecnologia — principalmente por se tratar de uma obra que precisa ser feita “uma vez só”, com segurança e qualidade.

Mesmo diante de medidas fora de padrão e adaptações inevitáveis, a arquiteta destaca que a Pazinha atuou com flexibilidade e solução prática, ajustando o necessário para que a obra continuasse evoluindo.

Uma obra com valor para a história do Estado

Ana Liber lidera reforma histórica com apoio da Pazinha
Casa histórica em reforma pela arquiteta Ana Liber (Foto: Caio Sakamoto)

Além do valor afetivo para os proprietários, Liber define a reforma como uma obra de relevância para a arquitetura regional, reforçando o peso simbólico e cultural do projeto.

“É uma obra icônica… tem significado para a arquitetura do Mato Grosso do Sul”, afirma Ana.

A expectativa agora é mostrar a transformação completa em breve. Enquanto isso, o público acompanha os bastidores da execução, com imagens do andamento e a promessa do “gran finale” quando a casa estiver pronta.

“Logo, logo, a casa vai estar bem prontinha e a gente vai mostrar todos os ambientes”, finaliza.

Saiba mais

Para acompanhar mais projetos e inspirações da arquiteta Ana Liber, acesse as redes sociais  e confira outros trabalhos desenvolvidos pelo escritório.

Ana Liber lidera reforma histórica com apoio da Pazinha
Grupo Pazinha revoluciona mercado de construção e acabamento de alta performance (Foto: Divulgação)

O showroom do Grupo Pazinha e Laguna Portas MS está localizado na Rua Trindade, 540 - Vila Progresso. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (67) 3342-2209. Acesse o site oficial ou as redes sociais @grupopazinha e @portaslaguna.ms.

Acompanhe também tudo o que acontece no nosso estado pelo Festas e Eventos TV no Instagram ou no site oficial.

Esperamos você para juntos iniciarmos essa nova era!