ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

News Saúde

Cisto sinovial do punho

Especial Publicitário | 11/06/2021 16:06
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O cisto sinovial do punho é um nódulo benigno formado por uma bolsa de conteúdo claro, gelatinoso, de origem articular, sinovial. Pode aparecer de uma hora pra outra, crescendo ou diminuindo, dependendo da quantidade de movimento e força realizados pelo punho. Ele é formado a partir de tecidos normais e vai se enchendo com conteúdo sinovial, que é um líquido de origem articular e com objetivo de lubrificar as articulações. O que acontece é que, com a formação deste bolsão que possui uma espécie de válvula, o cisto pode crescer a ponto de aparentar a formação de um nódulo ou, até mesmo, uma tumoração. São muito comuns no punho e na mão e, felizmente, são benignos, ou seja, não lançam metástases nem se comportam como câncer invasivo.

SINTOMAS

Em algumas vezes, os cistos podem provocar aumento do seu tamanho local e dor, principalmente quando juntos de tendinites ou no uso repetitivo dos punhos e das mãos. São mais comuns atrás (dorsal), na frente do punho (face volar) e, também, na frente das bases dos dedos.

DIAGNÓSTICO

O simples olhar médico, conjuntamente com um bom exame físico, podem diagnosticar o cisto sinovial simples. A ultrassonografia pode auxiliar nas medidas do tamanho e profundidade da tumoração, no aspecto de seu conteúdo e, também, na sua origem. É muito importante a diferenciação do cisto sinovial simples com qualquer outra nodulação ou tumoração que possa ter origem duvidosa ou.maligna.

TRATAMENTO

Antigamente, o tratamento era realizado através de um trauma direto, por sobre o cisto, com objetos pesados. Ou seja, estourava-se o cisto através de uma batida direta!!! Logicamente, este método não é mais utilizado devido a gravidade das lesões que, porventura, produziam: fraturas, rupturas ligamentares com instabilidade, etc.

A punção articular com agulha simples, seguida da administração ou não de corticóides dentro do cisto, é um método amplamente utilizado, embora possa ser um procedimento doloroso, com um alto índice de recidiva e, na maioria das vezes, com resultado temporário.O manejo cirúrgico, através da retirada do cisto e envio do mesmo para avaliação em laboratório (anatomopatológico), é a maneira mais eficaz de tratamento desta patologia. O procedimento é relativamente simples: menos de um dia de internação, um corte geralmente pequeno, com retirada dos pontos em torno de 15 dias após o procedimento, recuperação normalmente satisfatória com menos de 30 dias e a cicatriz é mínima, dependendo do tipo de sutura realizada.

Caso possua alguma tumoração da região do punho ou da mão, não hesite em procurar um especialista em Cirurgia da Mão para avaliação e lembre-se, como disse o grande filósofo grego Aristóteles: “A mão é a ferramenta das ferramentas”, cuide bem dela pois são os grandes órgãos executores de nossas vidas.

(*) DR. LEANDRO VIECILI - CRM/MS 5511   TEOT 13298 - Ortopedia, Traumatologia, Cirurgia da Mão e Microcirurgia.

Nos siga no Google Notícias