ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Direto das Ruas

Alvo de degradação, área de preservação ambiental vira depósito de entulho

Lixo está invadindo córrego e extração de Terra Preta é feita no local

Clayton Neves | 12/04/2019 18:21
Caminhão carregado com entulho chegando para despejar material às margens de área de preservação (Foto: Direto das Ruas)
Caminhão carregado com entulho chegando para despejar material às margens de área de preservação (Foto: Direto das Ruas)

Moradores do Loteamento Rancho Alegre, em Campo Grande, denunciam exploração de Terra Preta e degradação de um terreno que fica ao lado de uma área de preservação ambiental. De acordo com denúncia, o local virou verdadeiro depósito de entulhos que, inclusive, estão invadindo um córrego que corta a região.

De acordo com uma moradora que não quis se identificar, a situação já dura cerca de oito meses. “Vira e mexe aparecem caminhões que chegam aqui e despejam verdadeiras montanhas de lixo na frente da casa da gente e vão embora”, explica.

No terreno, é possível ver resto de construção, galhos de árvores e muito lixo. Por causa das últimas chuvas, o entulho foi levado até às margens do córrego que passa no local. “O córrego vai morrer daqui alguns dias por causa dessa situação. O lixo está invadindo tudo”, diz a moradora.

Além disso, a área é alvo de exploração de Terra Preta, solo escuro utilizado como adubo para plantas. Cada saco, com aproximadamente 20 kg do produto, é vendido por R$ 10 para floriculturas que vendem a terra pelo dobro do preço.

Entramos em contato com Jucelino José Toledo,proprietário do terreno, que informou que os entulhos estão sendo colocados no local porque a área será aterrada e loteada. “Tenho todos os alvarás da Prefeitura”, garantiu.

Apesar disso, ele negou que tenha conhecimento de que os material esteja prejudicando o córrego. “Vou verificar e resolver essa essa situação. Se de fato estiverem jogando próximo ao córrego vou limpar e pedir para os caminhoneiros tomarem mais cuidado”, disse.

Sobre a extração e comercialização da Terra Preta, Jucelino afirmou que a venda era um complemento da renda para ajudar nos custos com os reparos na área. Ele ainda assumiu que não tem autorização ambiental para a retirada. “Se não puder, eu paro”, concluiu.

Direto das Ruas - A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Confira a galeria de imagens:

  • Caminhão despeja lixo próximo a córrego (Foto: Direto das Ruas)
  • Trabalhador retira terra preta da área (Foto: Direto das Ruas)
Nos siga no Google Notícias