ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 27º

Direto das Ruas

Após denúncia em reportagem, avião dos bombeiros apaga incêndio em bairro

Um dia depois da publicação, aeronave lançou água sobre fogo em terreno que sofre com queimadas constantes

Por Gabi Cenciarelli | 27/08/2025 14:23


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Após denúncia de moradores sobre incêndios recorrentes em terreno baldio próximo ao Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande, o Corpo de Bombeiros utilizou aeronave para conter as chamas nesta quarta-feira (27). A ação foi registrada por um leitor via canal Direto das Ruas. Moradores relatam que a fumaça e o fogo constantes causam transtornos e pedem solução definitiva para o problema. O uso de aeronaves no combate a incêndios é inédito em Mato Grosso do Sul e visa atender áreas de grandes proporções. A aeronave lançou água em três regiões da cidade desde sexta-feira (22). O Corpo de Bombeiros ressalta o aumento significativo de incêndios em vegetação em Campo Grande desde julho, com cerca de 50 chamados diários em dias críticos, e pede a colaboração da população na prevenção, já que a maioria dos focos é causada por ação humana.

Um dia após a denúncia de moradores sobre incêndios constantes em terreno vizinho ao Hospital Adventista do Pênfigo, na Avenida Gunter Hans, região do Tarumã, em Campo Grande, a fumaça voltou a tomar conta da área e, nesta quarta-feira (27), a operação de combate contou até mesmo com apoio aéreo do Corpo de Bombeiros. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Ouro Preto, Márcio do Carmo Vieira Lima, registrou a atuação da aeronave no início da tarde de hoje. “Por volta de meio-dia e quarenta, ele fez várias voltas, jogando água. Resolveu o problema”, relatou.

As chamas voltaram a atingir o terreno de grandes proporções, que tem histórico de queimadas. Na véspera, o Campo Grande News mostrou as queixas de moradores sobre o transtorno causado pelos incêndios. Eles defendem que o espaço receba uma destinação definitiva para que a situação não se repita.

Márcio reforça que o cenário se tornou rotina. “É uma área enorme, e mesmo incêndios rasteiros trazem muita fumaça e problemas para quem vive ao redor. Enquanto não houver uso definido, a gente vai continuar sofrendo”, desabafou.

Operação inédita em Campo Grande - O Corpo de Bombeiros informou que, desde a última sexta-feira (22), aeronaves modelo Air Tractor passaram a ser utilizadas para lançar água sobre focos de grandes proporções em diferentes regiões da cidade. A medida é pioneira em Mato Grosso do Sul e, até então, só havia sido adotada no Brasil pelo Distrito Federal.

Na primeira operação em Campo Grande, o GOA (Grupamento de Operações Aéreas) lançou 20 mil litros de água em três áreas da região sul, abrangendo bairros como Itamaracá, Universitário, Moreninhas e Paulo Coelho Machado.

Segundo o major Vinícios dos Santos Frotté, comandante da aeronave Bombeiro 04, a experiência foi considerada extremamente positiva. “Esse foi um trabalho inicial e agora vamos levantar todas as necessidades a fim de aprimorar as operações aqui em Campo Grande e realizá-las de forma permanente. O objetivo é que o uso dessas aeronaves possa auxiliar as demais equipes que já realizam esse combate no terreno”, explicou.

O CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) reforça que o lançamento de água, chamado alijamento, é seguro e não oferece riscos à população, mas recomenda que moradores mantenham distância das áreas atingidas durante a operação.

Alta demanda por combate a incêndios -  De acordo com a corporação, Campo Grande vem registrando, desde julho, aumento expressivo de incêndios em vegetação. Em dias críticos, o Centro de Operações chega a receber cerca de 50 chamados desse tipo pelo número 193. O cenário é agravado por calor intenso, baixa umidade e ventos fortes, fatores que favorecem a propagação das chamas.

Apesar da nova estratégia, os bombeiros ressaltam que a colaboração da população continua sendo essencial, já que a maioria dos focos ainda é provocada por ações humanas, intencionais ou não.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.