ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 25º

Direto das Ruas

Aposentado passa dia tampando buracos por conta própria na Vila Planalto

A iniciativa foi de um morador de 76 anos, que gastou R$ 200 com material

Por Cassia Modena | 27/06/2026 16:45
Aposentado passa dia tampando buracos por conta própria na Vila Planalto
Sebastião no Pampa que usa para trabalhar e três buracos já tampados (Foto: Direto das Ruas)

Aos 76 anos, Sebastião Rocha Taveira decidiu tampar os buracos do asfalto de ruas da Vila Planalto, em Campo Grande. Ele começou cedinho, neste sábado (27), e contou apenas com a ajuda da namorada, Evanilda Luiza.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Aos 76 anos, Sebastião Rocha Taveira decidiu tampar os buracos do asfalto de ruas da Vila Planalto, em Campo Grande, com a ajuda da namorada, Evanilda Luiza. Utilizando pó de brita comprado por cerca de R$ 200, o aposentado trabalhou por horas e cobriu mais de 20 buracos em duas ruas, após a prefeitura não realizar o serviço desde agosto do ano anterior.

Filho do idoso, Enliu Rodrigues Taveira se surpreendeu ao chegar na casa do pai e vê-lo trabalhando na Rua João Azuaga, onde moram. "Pensei: será que a equipe da prefeitura está passando aqui? Depois entendi", conta. Ele enviou relato sobre a iniciativa ao Direto das Ruas.

Sebastião estava fazendo o serviço por conta própria, usando pó de brita para "remendo frio", explica o filho. O material foi colocado na caçamba de um veículo Ford/Pampa, que o pai comprou há alguns anos para fazer pequenos serviços de reforma e não ficar parado após a aposentadoria.

Aposentado passa dia tampando buracos por conta própria na Vila Planalto
Momento em que um homem parou para ajudá-lo a tampar um dos buracos (Foto: Direto das Ruas)

"Meu pai sempre foi muito ativo e altruísta, gosta de fazer as coisas em silêncio. Outras pessoas até já tomaram em seu benefício o que ele fez", fala Enliu.

O morador tomou a atitude porque o Município demora a executar o serviço na região. "A última vez que passaram aqui foi em agosto do ano passado, mas esqueceram a Rua João Azuaga. Depois de tanta chuva, os quatro buraquinhos que tinham aumentaram para mais de 20", afirma o filho.

Improviso - Evanilda explica que o namorado pesquisou em vários estabelecimentos o melhor material para resolver o problema. Gastou cerca de R$ 200 comprando 1 m³ do pó de brita.

Aposentado passa dia tampando buracos por conta própria na Vila Planalto
Sebastião compactando o material com os pés (Foto: Direto das Ruas)

"Ele queria comprar o asfalto mesmo, mas não tinha. Então indicaram esse outro produto que é fácil de compactar", ela detalha. Os dois compactaram o material no chão utilizando os pés mesmo, enxada e pá.

O material comprado rendeu para duas ruas. Foram horas de trabalho. "O Sebastião não queria nem parar para o almoço, eu que insisti. Terminamos quase 16h. É muito cansativo", descreve.

Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.