Cascavel de um metro assusta na entrada do Parque dos Poderes
Serpente venenosa foi resgatada pela PMA e encaminhada para centro de reabilitação
Cobra cascavel de aproximadamente um metro foi resgatada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) na tarde desta quarta-feira (10), em bloco de repartições do governo estadual na Avenida Mato Grosso, próximo da entrada do Parque dos Poderes.
A serpente peçonhenta estava no pátio e assustou quem passava pelo local na hora, segundo o servidor público Felipe Vinicios Rodrigues, 28 anos. Ele registrou o resgate e enviou o vídeo ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas. Confira:
- Leia Também
- Jiboia de 2 metros é capturada no centro de cidade de MS
- Vespas do Pantanal tem toxinas que podem combater infecções hospitalares
“Chegou uma servidora, que veio trazer documentos de rotina. Ela chegou assustada, comentando que havia uma cobra no pátio. Quando chegamos lá, já haviam algumas pessoas, que possivelmente chamaram a Ambiental”, comentou Rodrigues, que elogiou “atuação rápida e segura” dos policiais.
A cascavel foi capturada pelo sargento Amarildo de Arruda, com ajuda de um balde e ganchos próprios para intervenções como essa. Segundo ele, a espécie é rara de encontrar na região.
A serpente foi entregue ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), que pode fazer a soltura do animal ou encaminhá-lo para estudos em universidades.
Conhecida pelo chocalho na ponta da cauda, a cascavel é característica de campos abertos de Cerrado, áreas pedregosas e secas, segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
Já de acordo com o Instituto Butantan, a picada da cobra causa o chamado acidente crotálico. Os sintomas são sensação de formigamento no local, sem lesão evidente; dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento, visão turva ou dupla; dores musculares generalizadas; e urina escura.