ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Direto das Ruas

Com 1 elevador ativo, pacientes nas macas aguardam em fila no HR

O equipamento transporta também lixo contaminante, medicações, funcionários, roupas sujas e até cadáveres

Lucia Morel | 28/07/2021 17:19


Apenas um elevador para transportar pacientes, lixo hospitalar, materiais, medicações, funcionários, roupas sujas e até cadáveres. No Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, é essa a situação há pelo menos dois meses. Fila de macas se forma para usar o transporte.

De três elevadores grandes, com capacidade para macas, apenas dois funcionaram nos últimos anos e um segundo quebrou recentemente, restando apenas um para todos os transportes. Há dois equipamentos menores, mas com capacidade somente para pessoas.

Segundo leitor que fez a reclamação ao Campo Grande News, via Direto das Ruas, “Esse único elevador está em péssimas condições de uso e ficou com paciente preso dentro esses dias. O paciente estava sedado e entubado, dependendo de oxigênio. Por pouco não teve intercorrência”, comentou. O reclamante trabalha no hospital há pelo menos cinco anos.

Além disso, filas se formam para uso a todo momento. “Hoje estava essa fila esperando pelo único elevador em funcionamento aqui no andar, sendo dois pacientes intubados indo pra exame e um em óbito indo para a patologia”, lamentou o reclamante.

Fila para transporte de pacientes em único elevador que está funcionando no Regional. (Foto: Direto das Ruas)
Fila para transporte de pacientes em único elevador que está funcionando no Regional. (Foto: Direto das Ruas)

O leitor comentou ainda que a empresa que faz a manutenção dos elevadores aparece somente nos momentos de emergência, “assim como apareceu quando o paciente entubado ficou preso no único elevador em funcionamento essas semanas atrás” e para piorar, o terceiro elevador existente “nunca funcionou, pelo menos desde que comecei aqui”.

A reportagem entrou em contato com o Hospital Regional, que via assessoria confirmou que apenas um elevador para macas está funcionando por lá. Dos três existentes, "um deles já está em processo de reforma para melhor atendimento da população. Dos dois elevadores funcionando, um queimou o motor neste mês de julho".

Sobre o retorno do funcionamento, "a empresa encarregada já está realizando a manutenção e voltara a funcionar nos próximos dias".

Direto das Ruas - A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar por meio do WhatsApp, no número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Matéria atualizada às 15h34 de 29 de julho de 2021 para acréscimo de resposta do Hospital Regional.

Nos siga no Google Notícias