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Direto das Ruas

Com retomada da prova de vida, beneficiários do INSS reclamam de fila em banco

Procedimento estava suspenso desde março de 2020 devido à pandemia de covid-19

Aletheya Alves e Mariely Barros | 02/06/2021 12:03
Beneficiários do INSS aguardando atendimento em fila de agência do Banco Bradesco. (Foto: Mariely Barros)
Beneficiários do INSS aguardando atendimento em fila de agência do Banco Bradesco. (Foto: Mariely Barros)

Retomada nesta segunda-feira (1), a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) 2021 gerou aumento de fila durante a manhã de hoje em agência do Banco Bradesco. Devido à pandemia de covid-19, o procedimento estava suspenso desde março de 2020.

Beneficiários que deveriam realizar a prova de vida em março e abril do ano passado são os primeiros do novo calendário, devendo fazer o procedimento até o final de junho deste ano. De acordo com o INSS, os cidadãos devem comparecer presencialmente no banco em que recebem o pagamento e consultar como realizar a ação, já que cada banco pode adotar sua medida.

Conforme o mês de vencimento, beneficiários devem conferir até qual mês devem realizar procedimento.
Conforme o mês de vencimento, beneficiários devem conferir até qual mês devem realizar procedimento.

Assustado com a fila que encontrou na unidade do Bradesco na avenida Bandeirantes, Arthur Velo Gama, de 82 anos, imaginava que o procedimento iria ser rápido. “Tem muita gente próxima na fila e eu achei que não iria demorar. Geralmente a preferencial faz com que seja rápido”, disse.

Sem saber o prazo que possui para realizar a prova de vida, Maria José Santos, de 56 anos, também procurou sua agência e encontrou outros beneficiários na mesma situação. “Eu vim outras vezes, mas tinha sido remarcada por conta da pandemia. Aparece uma mensagem no caixa eletrônico dizendo que preciso fazer, mas não explica mais nada”, relata.

Ainda de acordo com Maria, sua expectativa é de passar mais de uma hora aguardando. Em nota, a assessoria do Banco Bradesco informou que irá verificar a situação.

Procedimento anual - A prova de vida acontece uma vez por ano e é prevista em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Caso o beneficiário não realize o procedimento conforme o calendário, tem o pagamento bloqueado. Nesse caso, é necessário procurar a agência bancária e desbloquear o benefício.

Conforme informações do INSS, algumas instituições bancárias oferecem alternativas como a prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativos. Alguns beneficiários que já possuem carteira de motorista ou título eleitoral com biometria facial cadastrada estão sendo avisados por SMS ou e-mail de que podem realizar a comprovação por biometria facial.

Caso a pessoa não consiga ir até sua agência por impossibilidade de locomoção ou devido a viagem, o INSS permite que a prova de vida seja realizada por procuração. Para esse tipo de ação é necessário cadastrar um procurador pelo aplicativo Meu INSS.

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