ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Direto das Ruas

Descarte inadequado de televisores de tubo preocupa moradores na Vila Nasser

Aparelhos foram abandonados em terrenos de área pública e material tóxico alerta população.

Anahi Gurgel | 27/10/2017 18:50
Televisores de tubo foram jogados em calçada no Jardim Oralícia. (Foto: Anahi Gurgel)
Televisores de tubo foram jogados em calçada no Jardim Oralícia. (Foto: Anahi Gurgel)

Televisores de tubo descartados inadequadamente em terrenos e calçadas de Campo Grande têm preocupado moradores da Vila Nasser e do Jardim Oralícia, região nordeste do município. Chamados de CRT, os equipamentos contém diversos componentes, como chumbo, potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente.

A palavra tubo dos aparelhos faz referência à sigla CRT, sigla em inglês para Tubo de Raios Catódicos. Na capital, foram abandonados ao ar livre em uma calçada na Rua Francisco Barbato, esquina com a Rua do Seminário, no Jardim Oralícia, e na Rua João Guimarães Rosa, em um terreno localizado ao lado do posto de saúde da Vila Nasser.

“Foi jogado há mais de 2 meses. Isso me preocupa porque sei dos efeitos dele na natureza e até no nosso corpo. Deveria ter sido levado para um local adequado”, disse morador Otacílio Valério, 47, que trabalha com montagem de móveis.

“Esse televisor foi abandonado há uns 2 dias. Está jogado com o vidro da frente já quebrado. Acho uma falta de respeito com o meio ambiente e com as pessoas”, opinou o segurança César Braga, 30. 

Aparelho descartado ao lado do posto de saúde da Vila Nasser. (Foto: Anahi Gurgel)
Aparelho descartado ao lado do posto de saúde da Vila Nasser. (Foto: Anahi Gurgel)

Os componentes tóxicos de um CRT são variados, como bário, cádmio e arsênio, mas é o chumbo o que pode provocar os maiores danos. Cada aparelho, contém de um a quatro quilos do elemento químico. Se for descartado de forma incorreta, pode contaminar o lençol freático e o solo. Em concentrações elevadas no organismo, por meio do consumo de alimentos e água contaminados, pode causar problemas gastrointestinais, danos hepáticos e renais, hipertensão e alguns efeitos neurológicos.

'Bora' divulgar - Em Campo Grande, o descarte não só de televisores, mas de qualquer tipo de lixo eletrônico, pode ser feito na sede do Instituto Mirim.

"Daqui é encaminhado para empresas especializadas em reciclagem desse tipo de material. É muito importante divulgar que temos esse ponto de coleta para esse material específico", alerta Jucelma Rocha, 43, diretora-técnica do Instituto Mirim.

O endereço é Rua Anhanduí, 294, centro. O telefone é 3314-3245, com atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Direto das Ruas - A sugestão foi enviada pelos canais de interação entre a redação e o leitor. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, fotos, áudios e vídeos, pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 9 9955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Nos siga no Google Notícias