ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 26º

Direto das Ruas

Despreocupado, grupo de patinadores é flagrado em faixa exclusiva de ônibus

Adeptos ao equipamento andavam no corredor da Rua Brilhante e chamaram atenção de motorista

Por Raíssa Rojas | 21/10/2025 08:51


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Grupo de aproximadamente 20 patinadores foi flagrado circulando no corredor exclusivo de ônibus na rua Brilhante, região da Vila Bandeirantes, em Campo Grande, por volta das 20h20 de segunda-feira. Os praticantes utilizavam equipamentos de segurança e iluminação. A prática é considerada infração pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe pedestres de circularem em faixas exclusivas de ônibus. Apesar da previsão de multa no artigo 254, a punição raramente é aplicada por depender de flagrante por agente de trânsito.

Grupo com cerca de 20 patinadores circulando no corredor de ônibus chamou atenção de um motorista que registrou a situação. O flagrante ocorreu na rua Brilhante, na Vila Bandeirantes, por volta das 20h30 de segunda-feira (20). Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.

O próprio motorista cometeu uma infração ao gravar os patinadores e preferiu não se identificar, mas enviou o flagrante ao Campo Grande News. No vídeo é possível notar alguns patinadores, sinalizados com luzes e com capacetes, patinando próximos a uma estação de embarque e desembarque na rua Brilhante, alguns dão voltas e até chegam a faixa dos veículos.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) considera infração o ato de pedestres caminharem em faixas exclusivas de ônibus, já que essas áreas fazem parte da pista de rolamento e são destinadas apenas ao transporte coletivo. O artigo 254 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) proíbe o pedestre de andar sobre a pista, exceto para atravessá-la, e prevê multa para quem descumpre essa regra.

Na prática, no entanto, essa punição quase nunca é aplicada, pois depende de flagrante feito por um agente de trânsito, que não está presente no local no momento do ocorrido, de acordo com o registro.

O pedestre que circula na faixa de ônibus se expõe a risco de atropelamento e pode interferir na fluidez do transporte público.

O vídeo foi encaminhado para Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), com espaço aberto para posicionamento e questões envolvendo esse comportamento e aguarda retorno.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.