ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Direto das Ruas

Diferença de horário em unidade de saúde faz idosos esperarem 4h por vacina

Na Unidade de Saúde Familiar do Iracy Coelho, por exemplo, vacinação que começava às 10h atrasou em 1h

Paula Maciulevicius Brasil | 15/05/2021 12:03
Fila de idosos que aguardavam chegada das doses no posto do Iracy Coelho. (Foto: Direto das Ruas)
Fila de idosos que aguardavam chegada das doses no posto do Iracy Coelho. (Foto: Direto das Ruas)

Sem doses para todos os postos de saúde, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) trabalhou com horários diferentes em algumas unidades de saúde para idosos que foram tomar a segunda dose da Coronavac. A mudança na abertura da vacinação causou confusão e pessoas chegaram a esperar 4h até a vacina começar.

Na USF (Unidade de Saúde da Família) Iracy Coelho, idosos esperavam desde às 7h da manhã. No entanto, a vacinação que só começaria às 10h ainda atrasou em 1h, porque as doses só chegaram às 10h50 na unidade, conforme mostra o vídeo abaixo.

Aposentada, dona Hélia de Souza Luiz, de 68 anos, deixou a casa onde mora no Bairro Parati e foi primeiro para o Ayrton Senna. Mas diante da fila imensa de carros, preferiu procurar uma unidade. Acompanhada da filha, a aposentada chegou às 7h10 no posto do Iracy Coelho. "Aqui eles só falaram que era para aguardar a chegada da vacina, mas não deram previsão de horário", conta.

Por sorte, Hélia conseguiu a penúltima senha, número 59. "Quando a gente chegou já tinha gente aqui, madrugaram. Eu nem dormi essa noite esperando por essa vacina", descreve.

Toda vez que tentava tomar a segunda dose da Coronavac, a aposentada recebia a mesma orientação. Pelo atraso das vacinas, as doses estavam sendo dadas conforme a data de retorno e ela deveria ficar atenta às informações dos noticiários.

Sem aglomeração, público esperou cerca de 4h pela vacinação. (Foto: Direto das Ruas)
Sem aglomeração, público esperou cerca de 4h pela vacinação. (Foto: Direto das Ruas)

"Chegou uma hora que eu até falei para a minha filha que eu não queria mais ver TV não, estava bem estressada, agoniada", comenta.

As doses foram chegar 10h50 ao posto e dona Hélia garantiu que dali só sairia vacinada. "Não vou embora não, vou esperar até não sei que horas, mas vou ficar por aqui".

A Sesau respondeu que havia divulgado o horário diferenciado para 16 unidades, entre elas o Iracy Coelho, e através da assessoria de imprensa, informou que como vieram doses a menos foi preciso remanejar a quantidade a ser destinada para cada posto, por isso o atraso na chegada da vacina.

No drive do Ayrton Senna, fila seguia tranquila e movimentação estava pequena. (Foto: Kísie Ainoã)
No drive do Ayrton Senna, fila seguia tranquila e movimentação estava pequena. (Foto: Kísie Ainoã)
Estudante, Joseph até se surpreendeu pela rapidez com que foi vacinado. (Foto: Kísie Ainoã)
Estudante, Joseph até se surpreendeu pela rapidez com que foi vacinado. (Foto: Kísie Ainoã)

Enquanto isso, quem foi no Parque Ayrton Senna mais para o fim da manhã de hoje encontrou o local sem filas. Estudante de Fisioterapia, Joseph Sebasthian, de 19 anos, comemorou sua chegada na vacina.

"Estou muito feliz, vim tomar a dose e fiquei surpreso, porque das outras vezes que eu vim, sempre estava cheio e era super demorado. Agora não fiquei nem 5 minutos na fila", conta.

Acompanhada da mãe, Vanessa Ribeiro, de 38 anos, também estava feliz de não enfrentar fila nem esperar muito. "Fiquei emocionada de realizar este momento ao lado da minha mãe, mas eu esperaria o dia inteiro se fosse preciso para tomar essa vacina", diz.

Quem pode tomar a vacina hoje? - A aplicação da segunda dose da Coronavac neste sábado em Campo Grande foi ampliada para todo público que recebeu a primeira até o dia 26 de março, independentemente do mês de nascimento. Até esta manhã, receberiam a dose de reforço somente os nascidos entre janeiro e julho.

Além da Coronavac, o público definido hoje pela Sesau inclui segunda dose da Astrazeneca para quem tomou a primeira até o dia 15 de março.

O reforço na imunização desses públicos que estava com a aplicação em atraso, foi possível devido ao recebimento de 9.400 doses da Coronavac e 1.275 doses da Astrazeneca que foram enviadas pelo pelo Ministério da Saúde ontem.

A vacinação de todos os públicos ocorrerá nos períodos matutino e vespertino em 35 locais espalhados pela cidade. Confira os locais e horário de vacinação deste sábado:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias