ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Em meio a tempo seco, incêndio toma conta de terreno baldio no Centro

Relato encaminhado nesta manhã é de que as chamas quase atingiram casas ao redor

Guilherme Correia | 15/08/2022 12:48
Incêndio se alastrou por terreno baldio, nesta manhã, no Centro da Capital. (Foto: Direto das Ruas)
Incêndio se alastrou por terreno baldio, nesta manhã, no Centro da Capital. (Foto: Direto das Ruas)

Incêndio se alastrou por volta das 11h desta segunda-feira (15) em terreno baldio na Rua Calarge, entre as ruas 13 de Junho e 14 de Julho, no Centro de Campo Grande. Conforme registros enviados por meio do canal Direto das Ruas, as chamas atingiram boa parte do lote e beirou casas nas proximidades.

De acordo com o morador Luiz Guilherme, de 30 anos, é a segunda vez neste ano em que há fogo neste local. "Tacaram fogo, está subindo para todos os lados, tem um monte de casa", diz.

Intensificados por questões climáticas e falta de fiscalização, os incêndios têm sido frequentes neste período do ano. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade relativa do ar está em níveis críticos em Campo Grande nesta semana, beirando os 20%, abaixo da recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo o médico pneumologista Ronaldo Queiroz, a fumaça provoca irritação nas vias aéreas superiores e inferiores - que incluem boca e nariz, além dos brônquios, por exemplo. “Isso possibilita o surgimento de problemas respiratórios. Os mais comuns são os infecciosos, seja pelo ressecamento da mucosa nas vias superiores, garganta e brônquios, e facilita doenças virais como gripe e resfriado comuns.”

De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o município de Campo Grande registrou 604 focos de incêndio neste ano. No mesmo período, do ano passado, foram 763 focos e em 2020, o órgão federal mapeou 697.

Fiscalização - Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana) informa que, rotineiramente, vistoria imóveis e lotes em todos os bairros da Capital, como forma de cobrar os proprietários pela manutenção correta. “Uma vez identificado um lote urbano sujo ou uma calçada em mau estado de conservação, o proprietário é notificado para realizar a correta manutenção.”

Segundo a pasta, essa notificação é enviada por meio de AR (Aviso de Recebimento), pelo Correios, e o proprietário tem o prazo de 15 dias úteis para o cumprimento, conforme Código de Polícia Administrativa do Município, instituído pela lei de número 2909.

Na Capital, a multa nestes casos varia entre R$ 2.727,50 e 10.910,00 para terrenos baldios e R$ 27,28 por metro de testada em relação a má conservação da calçada. A prefeitura informou que, entre janeiro e junho de 2022 foram emitidas 1.539 notificações e 258 multas por não limpeza de terrenos.

Denúncias podem ser feitas por meio do telefone 156 ou aplicativo Fala Campo Grande. Em situações de emergência a orientação é para que os moradores acionem o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para denúncias sem flagrante, o telefone é o 156 e com flagrante no 153 (24h). Para incêndios na zona rural o contato é o 190.

Nos siga no Google Notícias