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Direto das Ruas

Fila para atendimento na Central do Cidadão dobra a esquina

Leitora relata dificuldade em atendimento remoto, que teria feito com que população buscasse serviços presencialmente

Por Guilherme Correia e Paulo Francis | 05/08/2020 12:51
Central do Atendimento ao Cidadão com várias pessoas em cadeiras separadas nesta manhã (Foto: Paulo Francis)
Central do Atendimento ao Cidadão com várias pessoas em cadeiras separadas nesta manhã (Foto: Paulo Francis)

Quase 30 pessoas fizeram fila na Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Cândido Mariano, por volta das 10h desta manhã (5), para realizar diversos procedimentos. Enquanto leitora do Campo Grande News reclama do atendimento digital e de lotação no local, há quem diga que o atendimento está normal.

Fila dobrou esquina na Rua Cândido Mariano, por volta das 10h10 (Foto: Direto das Ruas)
Fila dobrou esquina na Rua Cândido Mariano, por volta das 10h10 (Foto: Direto das Ruas)

Funcionária pública, de 40 anos, relata que quitou dívidas no começo do ano, mas que mesmo assim, foi notificada judicialmente. Por isso, tentou esclarecer a situação com a Prefeitura de Campo Grande, por meio de ligação para a central de atendimento do Refis (Programa de Recuperação Fiscal), mas não foi atendida.

Ela foi orientada a ir presencialmente até a central. “Chegando lá, achei estranho. Uma fila enorme, tinha mais de 20 pessoas quando cheguei, e agora, uns 30 minutos depois, tá dobrando a esquina já”.

Ela relata que as pessoas próximas a ela na fila tabém comentaram que estranharam a lotação, e que a maioria foi resolver “assuntos diversos do Refis”.

A reportagem foi até o local cerca de uma hora depois, e verificou que o número de pessoas na fila já estava menor e fluía de forma rápida. Funcionários da Central reforçavam medidas sanitárias contra a covid-19, como disponibilização de álcool em gel 70%  e distanciamento social.

Engenheiro, que preferiu não se identificar, relatou que foi até o local solicitar o "Habite-se" para poder realizar uma obra, e que havia conseguido solicitar agendamento por telefone anteriormente. "Consegui normalmente, e a fila está bem rápida".

Funcionários afirmaram ao Campo Grande News que aproximadamente 1,2 mil pessoas vão diariamente até a Central resolver as mais diversas pendências, mesmo com horário reduzido (até as 13h30). Por volta de 9h30, a fila costuma aumentar de tamanho, mas logo é reduzida.

Procurada, assessoria de comunicação da prefeitura informa que média diária de atendimentos fica em torno de 1,1 mil contribuintes, com cerca de 200 pessoas a menos que antes da pandemia. Atual horário de atendimento vai das 7h30min às 13h30min e o horário de pico fica entre 9h e 11h.

Com 100 cadeiras disponíveis no interior do prédio, apenas 30 estão disponíveis, para seguir medidas de distanciamento social. "A espera na fila até momento não ultrapassou 20 min, e a impressão de fila 'grande', se dá pelo fato de os contribuintes terem que permanecer com distância mínima de 1,5 metro".

Atendimento do Refis é realizado presencialmente na Central do IPTU, ou no site refis.campogrande.ms.gov.br e telefone 4042-1320. Questões urbanísticas podem ser realizadas pela CAT (Central de Atendimento Técnico) no número 4042-1323 – ramal 2711 ou e-mail analise.gerencia@gmail.com.

Fila reduziu de tamanho conforme foram passando os minutos (Foto: Paulo Francis)
Fila reduziu de tamanho conforme foram passando os minutos (Foto: Paulo Francis)

*matéria atualizada às 8h37 de 6 de agosto de 2020 para acréscimo de informações

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