ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Direto das Ruas

Incêndio florestal atinge Refúgio Canaã e Cara da Onça na Serra da Bodoquena

Corpo de Bombeiros informou que a situação já foi controlada e que equipes fazem o monitoramento

Por Viviane Oliveira | 26/09/2025 12:02


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um incêndio de pequeno porte atinge a região do Refúgio Canaã e a RPPN Cara da Onça, na Serra da Bodoquena, desde quarta-feira. O Corpo de Bombeiros informou que a situação está controlada e mantém equipes em monitoramento no local. Para conter as chamas, foram realizados aceiros ao redor das propriedades. Embora a causa não tenha sido confirmada, há suspeitas de origem criminosa, possivelmente relacionada à limpeza de pastagens, considerando a ausência de chuvas recentes na região.

Foco de incêndio de pequeno porte atinge a região do Refúgio Canaã, na Serra da Bodoquena, desde quarta-feira (24). Segundo o gerente do local, Rafael Ramalho, as chamas se concentram entre o refúgio e propriedades vizinhas. O Corpo de Bombeiros informou que a situação já foi controlada e que equipes permanecem no local em monitoramento. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.

Outros focos foram registrados na Trilha RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Cara da Onça, um dos principais atrativos de ecoturismo da região. Para conter o fogo, foi realizado um aceiro em torno das propriedades, evitando a propagação das chamas.

Até o momento, a causa do incêndio não foi confirmada. Segundo apuração do Campo Grande News, a região não registrou chuvas recentemente e há suspeita de que o fogo possa ter origem criminosa, possivelmente para limpeza de pastagens.

Na semana passada, um caso semelhante ocorreu no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Segundo o analista ambiental e chefe do parque, Sandro Pereira, a hipótese inicial é de que o fogo tenha começado a partir da queima de uma capivara morta encontrada às margens da estrada. A perícia ainda deve confirmar a causa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.