ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Mães sentam no chão para amamentar enquanto esperam na fila da vacina

Vacinação começou às 7h30 e a falta de local adequado para espera gerou reclamações

Ana Paula Chuva | 06/06/2021 12:09
Mãe com dois bebês de colo sentada no chão na fila da vacina. (Foto: Direto das Ruas)
Mãe com dois bebês de colo sentada no chão na fila da vacina. (Foto: Direto das Ruas)

A vacinação contra covid-19 no Ginásio Guanandizão na manhã deste domingo (6) gerou reclamação das mães que enfrentaram fila imensa com seus bebês de colo. No local, muitas mulheres precisaram sentar no chão durante a espera para amamentar os filhos que durou mais de duas horas para pegar a senha.

Imagens enviadas pelo Direto das Ruas, mostram várias mães com bebês de colo sentadas no chão ou em pé na fila amamentando, uma delas inclusive com duas crianças de colo. E a situação gerou indignação em quem correu para garantir sua dose de imunizante contra a doença que já matou 7.122 no Estado.

Com o filho de 18 meses no local, mulher de 31 anos, que prefere não se identificar, se sentiu desrespeitada com a situação. Ela chegou no local por volta das 9h50 e só conseguiu entrar para pegar a senha por volta das 11h55 ficando em pé na fila por cerca de 2 horas com o bebê de colo.

"Amamentamos em pé ou sentadas no chão. Deveriam ter feito no drive-thru. Temos filhos pequenos e a fila é um risco para todos nós. Já parou para pensar se acontece algo com uma mãe dessas? Muito descaso", disse a mulher enquanto aguardava.

No local, as mães que fizeram o cadastro e inseriram foto da certidão de nascimento da criança são enviadas direto para aplicação das doses, já as que não realizaram o cadastramento prévio ou fizeram com erros, são enviadas para uma nova triagem.

Arquibancada dentro do Guanandizão lotada nesta manhã. (Foto: Direto das Ruas)
Arquibancada dentro do Guanandizão lotada nesta manhã. (Foto: Direto das Ruas)

"A gente espera nessa fila para pegar a senha. Depois que pega a senha espera a sua vez pela vacina, eu peguei a senha 204 e estavam chamando a 110 ainda. Mas se a pessoa errou o cadastro, ela precisa ainda pegar uma outra senha e essa estavam chamando a 22 ainda. Ela espera três vezes", relatou a mãe.

Uma outra mãe, que também está no local e não quis se identificar, relatou que chegou por volta das 9h30. Ela conseguiu pegar a senha 125 para arrumar o cadastro, mas por volta das 11h45 estavam chamando ainda a 22.

"Está cheio de crianças aqui. Não sei como está nos outros dias. Quando cheguei fiquei um tempão lá fora, uma fila imensa. Consegui entrar aqui  quase 11h30 e me deram uma senha para ir nas arquibancadas esperar mais uma vez", detalhou.

Mãe sentada no chão e atrás fila de espera pela senha para vacinação. (Foto: Direto das Ruas)
Mãe sentada no chão e atrás fila de espera pela senha para vacinação. (Foto: Direto das Ruas)

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a escolha do ponto de vacinação para as lactantes, foi baseada na logística. Ao Campo Grande News, a pasta explicou que nem todas as pessoas tem carro ou outro meio de locomoção, por isso o acesso a um dos drive-trhus seria difícil e garante que em todos os pontos de imunização são adotadas todas as medidas de biossegurança.

Além disso, a secretaria ressalta que a falta de cadastro prévio ou a não inserção da documentação pedida acaba atrasando o processo e gerando a demora na vacinação.

A aplicação da 1ª dose do imunizante contra covid-19 é feita em mães com até 2 anos de amamentação e que tenham 30 anos ou mais. A vacinação é feita exclusivamente no Ginásio Guanandizão e vai até às 17h. O acesso ao local é pela Travessa Touro.

Direto das Ruas - A denúncia chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias