Moradora encontra cavalos vagando pelo Centro-Oeste e procura donos
Conforme a leitora do Campo Grande News, animais estão soltos há 4 dias pelas ruas do bairro
Três cavalos vagando pelas ruas do Centro-Oeste chamaram a atenção de uma moradora nesta terça-feira (13). Vídeo registrado por Andrea Silva, de 25 anos, mostra os animais em um terreno baldio na Rua dos Pinheirais. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
À reportagem, a moradora contou que tem visto os animais há pelo menos quatro dias "zanzando" pelo bairro. "Eles estão bem gordos, possivelmente estão perdidos. Eles ficam andando em círculo em uma rua, mas sempre voltam para esse terreno", disse ela.
- Leia Também
- CCZ alerta que animais de grande porte resgatados serão doados após 10 dias
- Após andar 6 km soltos pelas ruas, burro e mula são resgatados pelo CCZ
Apesar de os animais serem bonitos, a preocupação é de que eles acabem causando algum acidente. No final do mês passado, três animais (um cavalo, um burro e uma mula) assustaram quem passava pela área central de Campo Grande. Os animais foram vistos em dias distintos.
No dia 23, um burro e uma mula foram resgatados após percorrerem ao menos seis quilômetros no meio das ruas da Capital. Os dois equinos seguiam tranquilamente pela faixa do meio da via, causando certa estranheza a quem trafegava pela região. Os animais só foram parar na região do Bairro Jockey Club, ao serem laçados por moradores.
No dia anterior, um cavalo solto nas ruas do Jardim São Bento precisou ser escoltado pela Polícia Militar. A cena inusitada gerou sustos, desvios bruscos e risco de acidentes, tudo isso em plena hora de pico, em área com muitas casas e comércios.
Conforme o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), o procedimento padrão do órgão após o recolhimento de animais de grande porte é a doação após dez dias úteis sob tutela do centro. A situação foi definida em um decreto municipal de 2004.
Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o tutor do animal tem o período para se manifestar e comprovar a posse na sede do CCZ. "Caso não haja manifestação nesse prazo, o animal poderá ser encaminhado para adoção, com prioridade para Organizações da Sociedade Civil", diz a nota.
Segundo o CCZ, quando se trata de um animal de grande porte é necessário um planejamento estratégico para o resgate, com diversas etapas: localizar o animal, que muitas vezes está em movimento; contê-lo com equipamento adequado e condução até um ponto seguro para o embarque.
A população pode solicitar o apoio do CCZ em casos semelhantes, por meio do telefone (67) 3313-5000, canal disponível para atendimento e orientações sobre captura e manejo de animais abandonados, agressivos ou em risco.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.