ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Direto das Ruas

Pacientes relatam falta de testes em UBSs da Capital nesta quarta-feira

Alguns chegaram em unidade de saúde por volta das 6h, esperaram até às 10h e não fizeram exame

Guilherme Correia e Idaicy Solano | 19/01/2022 12:15
Fila de pacientes do lado de fora da UBS do Jockey Club, nesta manhã, aguardando para realizar teste da covid. (Foto: Direto das Ruas)
Fila de pacientes do lado de fora da UBS do Jockey Club, nesta manhã, aguardando para realizar teste da covid. (Foto: Direto das Ruas)

Pacientes têm relatado dificuldade para fazer testes de covid-19 em Campo Grande na manhã desta quarta-feira (19). De acordo com relatos ouvidos pelo Campo Grande News, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Jockey Club deixou de oferecer exames a pessoas que aguardavam atendimento desde o começo da manhã.

Além disso, outros relatos encaminhados por meio do canal Direto das Ruas são de que há falta de testes de antígeno também nos postos de saúde dos bairros Coronel Antonino e Nova Bahia.

O auxiliar de saúde bucal Gilberto Henrique Moura de Souza, de 21 anos, chegou na UBS do Jockey Club por volta das 6h40 desta manhã (19) e afirma que foi informado de que os exames começariam às 9h. “Fizeram ficha para atender 15 pessoas e agora, mandaram o resto embora, falando que não tem mais teste e que é para voltar amanhã.”

Um técnico de de TI (Tecnologia da Informação), que preferiu não se identificar, relata que levou a esposa para fazer teste no mesmo local por volta das 7h15 e também foi orientado a esperar até às 9h. “Quando foi 10h25, o mesmo funcionário foi ao lado de fora dizendo que o teste ia ser feito com mais cinco pessoas e tinha mais 18 pessoas na frente da minha esposa.”

“Fiquei com muita raiva pela forma de tratar os pacientes, pois o mesmo relatou que só voltariam realizar o exame às 13h00 e 13h30, e que todos ali que já estavam aguardando poderia ir embora e voltar à tarde.”

A reportagem questionou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) nesta manhã, mas não foi respondida até a publicação desta matéria.

Ontem, a pasta informou ao Campo Grande News que são disponibilizados uma média de 2,5 mil a 3 mil testes em toda a rede e cada unidade tem realizado de 50 a 100 por dia. “Considerando a demanda atual, o município conta com estoque suficiente para manter o serviço por pelo menos uma semana. Existe a expectativa do recebimento de mais testes do Ministério da Saúde nos próximos dias. Paralelamente, o município mantém os processos de compra em aberto caso haja necessidade."

Falta de testes - Em nota publicada no dia 12, a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) alertou para o risco de desabastecimento de insumos para testes e recomendou que pacientes graves fossem priorizados para a realização dos exames.

Os casos de covid têm aumentado expressivamente nas últimas semanas à medida que a variante Ômicron do coronavírus - esta que foi confirmada no Estado - se espalha pelo Brasil. Desta forma, cada vez mais testes de covid-19 têm sido realizados.

A associação propõe que devem ser testados primeiro os pacientes com maior gravidade de sintomas, seguidos por casos de hospitalização e cirurgia, pessoas de grupos de risco, gestantes, trabalhadores assistenciais da área da saúde e colaboradores de serviços essenciais.

Além disso, reitera a importância da testagem de toda a população para controle epidemiológico, mas alerta que, se não houver recomposição dos estoques em tempo hábil, poderá ocorrer falta de oferta de exames, tanto para os de tipo PCR quanto de antígeno.

A Sesau, em publicação nas redes sociais, informou que a população tem de estar entre o primeiro e oitavo dia de sintomas, como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, alteração no olfato ou paladar para que realize o teste.

Segundo a pasta, o teste para detecção está disponível de forma gratuita e sem necessidade de agendamento em mais de 70 locais em Campo Grande. O telefone (67) 2020-2170 dispõe sobre orientações sobre como proceder ao manifestar sintomas respiratórios, das 7h às 19h.

Direto das Ruas - O vídeo chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias