ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Provocada por incêndio, fumaça encobre o céu no Jardim Montevidéu

Fogo em vegetação se alastrou rapidamente no início da noite desta terça-feira (20)

Por Gustavo Bonotto | 20/01/2026 23:12

Fumaça tomou o céu do Bairro Jardim Montevidéu durante o fim da noite desta terça-feira (20). As imagens, encaminhadas ao Direto das Ruas, mostram a visão dos moradores da Rua Monte Serrat.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores do Bairro Jardim Montevidéu, em Campo Grande, denunciam queimadas recorrentes na região. Segundo relatos, pessoas ateiam fogo em áreas de mata próximas ao residencial, causando transtornos como inalação de fumaça e problemas de saúde aos residentes. A prática constitui crime ambiental, com multa que pode chegar a R$ 9,6 mil. Denúncias podem ser feitas à Decat pelo telefone (67) 3325-2567, à Semades pelo 156 ou à Polícia Militar Ambiental, quando o autor for identificado, pelo (67) 3357-1501.

Segundo o morador Nicolas Freitas, de 31 anos, a prática se tornou recorrente na região. "Vira e mexe, pessoas colocam fogo no mato, tanto na lateral quanto nos fundos do residencial, e o problema se arrasta, sem que nenhuma medida seja tomada", disse.

O morador pontuou que procurou pela fiscalização da administração municipal, mas não obteve retorno. "Parece que não existe fiscalização por parte dos órgãos responsáveis, e a população da região precisa sofrer as consequências, como a inalação de fumaça, a sujeira de fuligem e a piora da qualidade do ar acaba provocando problemas de saúde em quem já tem predisposição".

Vale lembrar que atear fogo em terrenos baldios, florestas ou áreas de mata é considerado crime ambiental e a multa pode chegar a R$ 9,6 mil. As denúncias de queimada podem ser feitas à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) pelo número (67) 3325-2567, e Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) pelo 156.

Caso o autor da queimada seja conhecido, a denúncia pode ser feita diretamente à PMA (Polícia Militar Ambiental) pelo (67) 3357-1501.