ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Direto das Ruas

Sem dívida, nome de consumidor vai a protesto e gera transtorno

Sem ser comunicado, cliente descobriu a dívida ao tentar aumentar limite no banco

Por Inara Silva | 25/06/2025 16:58
Sem dívida, nome de consumidor vai a protesto e gera transtorno

Ao tentar rever o limite de crédito junto ao banco, o analista de sistemas Fábio Ozuna teve uma surpresa: seu nome estava protestado em cartório em função do atraso no pagamento de uma conta de luz no ano passado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Analista de sistemas descobre nome protestado em cartório por conta de luz atrasada. Fábio Ozuna teve a surpresa ao tentar rever limite de crédito no banco. A dívida de R$ 241,74, vencida em outubro de 2024, foi negociada e parcelada em novembro, porém, sem conhecimento do protesto, Ozuna agora precisa arcar com custos cartorários de R$ 136,00. Energisa, responsável pela cobrança, afirma que o protesto é legal e amparado pela Lei Federal nº 9.492/1997. A empresa disponibiliza canais para regularização, como site, WhatsApp, aplicativo e call center. O consumidor alega não ter recebido qualquer notificação sobre o protesto antes da consulta ao banco.

A conta de R1,74, com vencimento em 11 de outubro de 2024, foi negociada em 11 de novembro, com o parcelamento do valor. Ele não sabia que havia protesto e afirma que não recebeu nenhum comunicado.

“Eu só descobri porque vim buscar informação. Eu não tenho dívida com a Energisa e, para tirar meu nome do protesto, eu tenho que pagar as custas do cartório no valor de R$ 136,00”, lamenta o profissional. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem através das redes sociais.

Em nota, a Energisa informou que “o protesto de faturas de energia elétrica é uma prática legal e respaldada pela legislação vigente, com base na Lei Federal nº 9.492/1997, que regulamenta o serviço de protesto de títulos e documentos de dívida”.

Segundo a empresa, em caso de protesto, a regularização pode ser feita diretamente no cartório ou por meio dos seguintes canais de atendimento:

  • site: energisa.com.br
  • whatsApp Gisa: (67) 99980-0698
  • aplicativo Energisa On
  • call center: 0800 722 7272
Nos siga no Google Notícias