Site oficial da Prefeitura de Japorã publica morte do presidente Lula
Publicação traz imagem do presidente em caixão e texto com tom de homenagem
O site oficial da Prefeitura de Japorã, município localizado a 467 km da Capital, publicou uma notícia falsa sobre a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com direito a uma imagem do chefe de Estado dentro de um caixão, rodeado de flores, e o título “Morre Lula aos 79 anos”, a nota informava que o suposto falecimento teria ocorrido no dia 7 de maio.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O site oficial da Prefeitura de Japorã publicou uma notícia falsa sobre a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que ele teria falecido em 7 de maio. A matéria, que incluía uma imagem do presidente em um caixão, gerou repercussão negativa e foi desmentida. O prefeito Vitor Malaquias afirmou que não tinha conhecimento da publicação e prometeu investigar o caso. A notícia falsa mencionava que a morte de Lula, aos 79 anos, teria sido causada por uma parada cardíaca e provocou uma onda de homenagens. O presidente, que passou por cirurgias recentes devido a problemas de saúde, foi liberado para retomar suas atividades.
A sugestão de matéria foi enviada por um leitor por meio do canal Direto das Ruas, nesta terça-feira (13), acompanhada de capturas de tela e do link do site https://www.japora.ms.gov.br, onde a publicação ainda constava.
O texto, breve, com apenas quatro parágrafos, começa afirmando que o presidente morreu em decorrência de uma parada cardíaca. “Na noite desta quarta-feira (07), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faleceu em decorrência de uma parada cardíaca. Lula, que tinha 79 anos, estava em sua residência em São Bernardo do Campo, onde recebia cuidados médicos.”

A nota ainda menciona que a morte do petista “pegou de surpresa” tanto os apoiadores quanto a nação brasileira, que “acompanhava com esperança sua recuperação após problemas de saúde recentes”. Em seguida, o conteúdo assume um tom de homenagem: “Sua morte marca o fim de uma era e provoca uma onda de homenagens por parte de líderes políticos, artistas e cidadãos de todo o país.”
Por fim, o texto afirma que o velório do presidente seria realizado nos próximos dias: “E o Brasil se prepara para se despedir de uma das figuras mais influentes de sua história recente.”
A reportagem entrou em contato com o prefeito de Japorã, Vitor Malaquias (PSDB), que afirmou não ter conhecimento sobre a notícia publicada no site oficial do município, mas que garantiu que iria verificar.
Em 2024, o presidente foi submetido a duas cirurgias após sofrer uma queda no banheiro da residência oficial, em Brasília. O acidente provocou uma hemorragia intracraniana, e, em outubro, foi realizado o primeiro procedimento para drenar o hematoma da cabeça. Já em dezembro, o presidente passou por uma embolização da artéria meníngea média, com o objetivo de evitar novos sangramentos.
Em janeiro deste ano, Lula foi submetido a uma tomografia de controle no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, com acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.
Desde então, o presidente foi liberado plenamente para retomar sua rotina habitual, incluindo viagens e atividades físicas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.