ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Sobrecarregado, disk-covid volta a ficar congestionado e espera chega a 1h

Paula Maciulevicius Brasil | 20/05/2021 19:16
Agendamento para testes da covid tem exigido paciência da população, mas Secretaria de Saúde lembra que há outros pontos de demanda espontânea. (Foto: Marcos Maluf)
Agendamento para testes da covid tem exigido paciência da população, mas Secretaria de Saúde lembra que há outros pontos de demanda espontânea. (Foto: Marcos Maluf)

Quem tentou ligar para o disk-covid, o 0800 dos bombeiros para marcar o teste pela rede pública precisou de muita paciência até ser atendido. Relatos chegaram ao Campo Grande News pelo Direto das Ruas de que o tempo na linha ultrapassa 1h.

Uma leitora de 25 anos conta que já fez cinco testes desde que o serviço foi disponibilizado, mas o último, agendado na manhã desta quinta-feira (20) demorou mais do que todos os anteriores. "Fiquei 1h05 esperando para ser atendida, mas pelo menos foi marcado para uma data próxima, sábado já é meu exame", diz.

A jovem era a ligação de número 54 e chegou a printar a tela para enviar à redação comprovando o tempo de espera.

Print do tempo de espera no disk covid até leitora ser atendida. (Foto: Direto das Ruas)
Print do tempo de espera no disk covid até leitora ser atendida. (Foto: Direto das Ruas)

Outro leitor também disse que no domingo (16) colocou o celular no viva voz enquanto esperava ser atendido. Com dois dias de sintomas gripais, por ser final da semana, o leitor conta que não tinha pressa, só queria ser atendido.

"Deixei no viva voz e fui fazer o almoço. Foram 43 minutos, mas consegui ser atendido e tive o exame marcado para dali dois dias", descreve.

Assessor técnico do Corpo de Bombeiros na SES (Secretaria Estadual de Saúde), coronel Marcello Fraiha explica que o 0800 está funcionando normalmente, mas quando ocorre elevação no número de casos, como é a situação atual, a rede acaba sobrecarregada.

"Como está praticamente tudo normal e as pessoas não estão adotando as medidas de distanciamento, ocorre elevação do número de casos e consequentemente a rede de atenção básica, inclusive o 0800, fica sobrecarregada, então gerou-se uma fila de espera novamente", esclarece.

O coronel reforça que é possível fazer o teste de covid sem necessariamente agendar pelo 0800. Quem estiver com suspeita pode procurar os postos de saúde, passar por consulta médica e fazer o exame ou ir até as unidades que estejam com testes rápido disponíveis.

Confira abaixo as unidades que atendem a demanda espontânea por testes, quando não é o caso de agendamento. Para quem quiser agendar pelo disk covid, o telefone é o 0800 647 0911.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Drive Fiems - A população ainda conta com o drive-thru para testes da covid-19 montado na Fiems. Com baixa procura, basta agendar pelo site www.fiems.com.br, preencher os dados necessários para cadastro e escolher o melhor horário, que deverá ser de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13 horas às 16h30. Os resultados serão disponibilizados pelo número de WhatsApp cadastrado em até 2 horas após a coleta.

O drive-thru de testagem funciona na garagem da Fiems, na Rua Engenheiro Roberto Mange, Bairro Amambai.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias