ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Economia

"O estado valeu à pena", diz governador sobre as conquistas de MS na economia

Ricardo Campos Jr. | 09/10/2017 14:39
Governador Reinaldo Azambuja durante coletiva de imprensa nesta segunda (Foto: André Bittar)
Governador Reinaldo Azambuja durante coletiva de imprensa nesta segunda (Foto: André Bittar)

Um dos estados mais novos do Brasil, a completar 40 anos nesta quarta-feira (11), Mato Grosso do Sul começa a trilhar um caminho produtivo que busca fugir do binômio grão-gado, diversificando seu portfólio de exportações e gerando emprego. “Valeu à pena, o estado valeu à pena”, diz o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sobre a economia local.

“O estado nasce pecuário, depois entra na produção de grãos e gado e hoje está em um cenário de economia diversificada, com portfólio de exportação de 12 produtos. A participação dos grãos está em 33% ainda, mas outros setores estão crescendo, como a celulose, que tem participação de 23%”, afirma o gestor.

Ele faz uma comparação com Mato Grosso, de onde o estado se desmembrou em 1977, mas que hoje vende principalmente quatro produtos para o exterior, ainda bastante focado na agropecuária.

“O nosso desafio é aumentar ainda mais a gama de produtos exportados. O estado tem que deixar de ser um exportador de grãos queremos exportar também proteína, fibras, produtos com valores agregados”, disse Azambuja.

Distribuição – Os investimentos do poder público atualmente estão concentrados nas cidades com mais recursos humanos, principalmente Corumbá, Três Lagoas e Dourados, além da Capital. Alguns municípios têm a população pequena, o que dificulta a diversificação das atividades pela falta da mão de obra.

Como exemplo cita a unidade da Aurora em São Gabriel do Oeste, que tem dois mil funcionários, mas a maior parte viajam diariamente de cidades próximas para trabalhar, já que o local onde está instalada tem baixa demografia.

Ainda assim, o estado é o 5ºem competitividade a nível nacional, o terceiro com maior projeção de crescimento do PIB, o segundo estado em investimento em infraestrutura e o segundo estado com geração positiva em empregos, segundo o governador.

Nos siga no Google Notícias