ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Acesso ao crédito aumenta intenção de compra do campo-grandense

Pesquisa de intenção de consumo aponta ainda que campo-grandense sente mais segurança no emprego

Elci Holsback | 23/03/2017 10:39
Intenção de compras aumentou em março, comparado a mês anterior e ao mesmo período de 2016 (Foto: Marcos Ermínio)
Intenção de compras aumentou em março, comparado a mês anterior e ao mesmo período de 2016 (Foto: Marcos Ermínio)

A intenção de consumo do campo-grandense está aumentando e em março, chegou a 80,6 pontos - 1,4 ponto acima dos 79,2 pontos registrados em fevereiro. O registro é melhor ainda que março de 2016, quando o percentual chegou a 76,2 pontos, segundo pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) divulgada nesta quinta-feira (23).

“Embora ainda na chamada zona negativa, o índice é o mesmo apresentado no mês de dezembro, que superou a média ao longo dos meses de 2016", explica o presidente da Fecomércio-MS, responsável pela pesquisa, Edison Araújo.

Reação também em outro índice apresentado na pesquisa, o da confiança no emprego. Entre os entrevistados, 30,2% respondeu se sentir mais seguro no emprego em relação ao mesmo período do ano passado; 18,5% menos seguro e 26% igual ao ano passado. Outros 24% respondeu estar desempregado. O índice representa 7% de melhora, comparado ao mês anterior.

A avaliação de renda apresentou retração. A pesquisa apontou que apenas 18,5% percebeu melhora na renda no mês, comparado aos mesmo período do ano passado, contra 30,7% que sente que houve piora na remuneração e outros 50,2% acredita que a situação está estagnada no período.

Já o acesso ao crédito, tanto para empréstimos, quanto para compras a prazo apresentou evolução, de acordo com o levantamento, quando 9,3% acredita estar mais fácil adquirir crédito; 37% mais difícil e 33,4% percebe a situação de manira igual a março de 2016. Contudo, mesmo com índice ainda baixo, a pontuação geral cresceu no último trimestre. Em janeiro, a avaliação geral de acesso ao crédito pontou em 68,9 pontos. Em fevereiro o índice alcançou 69,1 pontos e em março, aumentou para 72,4 pontos.

Nos siga no Google Notícias