ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Alta do dólar e aumento de exportação de carnes dão superávit de US$ 3 bilhões

Volume de vendas em dólares é 15,3% maior em agosto, na comparação com mesmo período de 2020

Caroline Maldonado | 09/09/2021 09:22
Trabalhador do segmento de carne bovina em MS. (Foto: Divulgação/Semagro)
Trabalhador do segmento de carne bovina em MS. (Foto: Divulgação/Semagro)

Em agosto, os produtores de Mato Grosso do Sul exportaram US$ 3,3 bilhões a mais do que o montante importado. Esse é o chamado superávit da balança comercial. O volume de vendas em dólares é 15,3% maior do que o do mesmo período do ano passado.

Desta vez, o superávit é resultado do aumento das exportações e alta do dólar. Houve crescimento nas vendas das carnes bovina, de aves e suína ao mercado externo. A carne bovina despontou como terceiro principal produto da balança comercial, sendo responsável por 12,8% das exportações. O crescimento da venda ao mercado externo passa dos 26% entre janeiro e agosto de 2021, comparado ao mesmo período do ano passado.

As carnes de aves aparecem como o quinto produto mais exportado no Estado, com aumento de 24,6% em relação ao ano passado. As carnes suínas aparecem em 12º lugar, com crescimento de 45% nas vendas ao mercado externo.

Os dados são do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, analisados em carta de conjuntura elaborada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O titular da Semagro, Jaime Verruck, explica a importância do aumento das exportações e como impacta positivamente na economia estadual.

“Esse aumento na demanda por carnes está dentro da lógica de desenvolvimento que queremos para o Estado, de novos mercados e agregação de valor para a nossa matéria prima. Nos bovinos, essas exportações são importantes para dar o equilíbrio de preços, considerando a escassez de animais para abate, para viabilizar o preço no mercado interno”, explica.

China - O maior país da Ásia Oriental é considerado o principal parceiro internacional de MS, sendo responsável por comprar 49,9% de tudo que o Estado exporta. Em 2021, elevou em 16% as importações dos produtores sul-mato-grossenses.

Depois dos chineses, estão os Estados Unidos, que aumentaram em 53% a compra de produtos estaduais e representam 5,13% do mercado.

Os números podem ser bem diferentes nos próximos meses, já que o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) confirmou dois casos envolvendo o Mal da Vaca Louca, em Mato Grosso e em Minas Gerais, o que levou à suspensão temporária e cautelar das exportações de carne bovina do Brasil para a China.

Nos siga no Google Notícias