ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Anatel abre consulta pública para que operadoras possam limitar internet fixa

Priscilla Peres | 09/06/2016 15:23

Um mês e meio depois de a limitação da internet banda larga virar polêmica no país, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) voltou atrás e agora lançou consulta pública sobre a adoção do sistema de franquias para a internet fixa.

Ontem, foi realizada uma audiência púbica conjunta na Câmara dos Deputados, em Brasilia, sobre o tema. No evento, de acordo com a Folha de São Paulo, a Anatel demonstrou apoio ao pedido das empresas de telecomunicações, que é limitar o acesso à internet através de planos com franquia de dados.

Durante 60 dias as consultas públicas querem ouvir entidades e especialistas, para reunir subsídios que vão auxiliar na decisão do Conselho Diretor sobre o assunto. O resultado será encaminhado a um grupo executivo da Anatel, que segundo o órgão, vai analisar o impacto regulatório sobre o tema.

De acordo com a Anatel, continua em vigor e por prazo indeterminado, a medida cautelar que proíbe prestadoras com mais de 50 mil assinantes a reduzir a velocidade de transmissão de dados, suspender o serviço e cobrança de tráfego excedente após o esgotamento da franquia de banda larga fixa, ainda que tais medidas constem do contrato ou do plano de serviço.

A decisão é de abril, quando o os consumidores reclamaram do pronunciamento das operadores que decidiram restringir o acesso a internet. Elas alegam que o fluxo criado com jogos online e transmissão de vídeos em serviços como YouTube e Netflix sobrecarregam a rede.

Nos siga no Google Notícias