ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Apesar de Refis menos vantajoso, empresários devem negociar débitos

Orientação é do Sebrae; prazo para adesão se encerra dia 31 deste mês

Osvaldo Júnior | 23/01/2018 17:46
Empresário terá descontos em juros e outras vantagens com a renegociação (Foto: Saul Schramm)
Empresário terá descontos em juros e outras vantagens com a renegociação (Foto: Saul Schramm)

O prazo para a adesão ao Refis (Programa de Refinanciamento de Dívidas) das micro e pequenas empresas se encerra no dia 31 deste mês e, mesmo com o veto do presidente Michel Temer à proposta inicial, é recomendável que os empresários busquem regularizar seus débitos. A orientação é do Sebrae, que justifica que a renegociação evita problemas diversos às empresas.

De acordo com o Sebrae, em todo o País são 600 mil micro e pequenas empresas com dívida aproximada de R$ 20 bilhões com a União. Se não regularizarem a situação, elas serão excluídas do Simples Nacional. “Mesmo com um Refis menos vantajoso, é melhor o empresário fazer a adesão”, orientou o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

No início deste mês, o presidente Michel Temer vetou a proposta de Refis das micro e pequenas empresas, que fora aprovada, por unanimidade, pelo Congresso Nacional no ano passado. A justificativa é de que não há previsão de compensação para a renúncia com o Refis dos pequenos negócios. Com isso, esse segmento não tem, até então, os mesmos benefícios concedidos as empresas maiores.

Com o veto, os descontos ficaram menores e o prazo para o parcelamento do pagamento, que iria até 180 meses, foi limitado a 60 meses. O veto poderá ser derrubado pelo Congresso depois da volta das atividades parlamentares, no dia 2 de fevereiro. Mas enquanto isso não ocorre, as empresas inscritas no Simples Nacional precisam procurar a Receita Federal para negociar seus débitos.

“As empresas inadimplentes não podem tirar a certidão negativa, documento necessário participar de licitação e perde as vantagens próprias do Simples Nacional”, alerta Claudio Mendonça.

Ele explicou que os empresários que parcelarem suas dívidas agora, com as vantagens reduzidas, poderão procurar a Receita Federal novamente e migrar para o Refis com benefícios maiores, resultante de eventual derrubada do veto presidencial.

O período para adesão aos regimes tributários também finda no dia 31 deste mês. E a empresa que pretende aderir ao Simples precisa regularizar sua situação. Conforme a Receita Federal, não haverá prorrogação do prazo.

Outras informações podem ser encontradas no site do Simples Nacional (clique aqui) e do Sebrae criado para esse fim (clique aqui)

Nos siga no Google Notícias