ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Apesar de uso de fungicida, lavoura de soja tem 1º foco de ferrugem asiática

Caroline Maldonado | 11/01/2016 08:35
Doença causada por fungo pode causar grandes perdas na produtividade (Foto: Divulgação/Fundação Chapadão)
Doença causada por fungo pode causar grandes perdas na produtividade (Foto: Divulgação/Fundação Chapadão)

Apesar de duas aplicações de fungicida específico, uma lavoura de soja em Chapadão do Sul registrou o primeiro foco de ferrugem asiática da safra 2015/16, em Mato Grosso do Sul. A umidade e a temperatura das últimas semanas favorecem o aparecimento da doença causada por um fungo, que pode gerar grandes perdas na produtividade. O foco foi confirmado pelo laboratório de diagnose da Fundação Chapadão.

A folha com ferrugem foi enviada ao laboratório por um consultor da revenda Agromano. A amostra é de lavoura que está no estágio R 5.4, ou seja, na fase final de enchimento de grãos.

Vários focos já foram registrados em Rio Verde (GO), Carpo Verde e Primavera do Leste (MT). Segundo a Fundação, havia chances de incidência da doença também pelo fato de os ventos estarem soprando da região dos focos para os municípios de MS.

Segundo o diretor e pesquisador da Fundação Edson Borges, nos talhões em que a soja estiver na fase de R1, de início da floração, devem ser feitas as aplicações de fungicida e nas áreas que a soja estiver na fase vegetativa há necessidade de intensificar o monitoramento para tomada de decisão quanto a necessidade de aplicação e qual produto a ser aplicado.

O pesquisador orienta os produtores para fazer também o manejo antiresistência com ações que foram definidas pelo Consórcio Antiferrugem. Os sojicultores devem usar sempre misturas comerciais formadas por dois ou mais fungicidas com modo de ação distintos; não utilizar mais que duas aplicações do mesmo produto em sequência e utilizar no máximo duas aplicações dos produtos contendo SDHI (Moléculas Inibidoras da Succinato Desidrogenase) por cultivo; fazer uso de produtos protetores em associação e evitar aplicações em alta pressão de doença e de forma curativa.

Nos siga no Google Notícias