ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Após pedir perdão de multas, indústria anuncia crescimento histórico na pandemia

Produção atingiu melhor índice para o mês de outubro desde o início da série histórica em 2010

Gabriel Neris | 25/11/2020 10:20
Trabalhadores em fábrica de MS. Expectativa é aumentar contratações (Foto: Fiems)
Trabalhadores em fábrica de MS. Expectativa é aumentar contratações (Foto: Fiems)

A produção industrial de Mato Grosso do Sul tem enfrentado muito bem a pandemia da covid-19. Segundo dados do próprio setor, encerrou outubro com 59,2 pontos, indicando o melhor desempenho registrado para o mês em toda a série histórica, iniciada em fevereiro de 2010.

O levantamento divulgado hoje, chega depois da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) pedir renegociação de dívidas do Fundersul e até do Procon. Só de multas por desrespeito ao consumidor, são quase R$ 4 milhões em perdão.

De acordo com o Radar Industrial da Fiems, 90% das empresas do setor apresentaram aumento ou estabilidade na produção. O índice de crescimento foi de 5,1 pontos na comparação com outubro do ano passado e de 9,1 pontos sobre a média histórica do mês.

“Em outubro, 79% dos respondentes disseram que a utilização da capacidade instalada ficou igual ou acima do usual para o mês, enquanto o patamar médio de utilização da capacidade total ficou em 75%, indicando aumento de dois pontos percentuais em relação a outubro de 2019. Por fim, o indicador de uso efetivo em relação ao usual fechou o mês de outubro em 53,6 pontos, resultado 8,6 pontos acima da média histórica obtida para o mês”, informou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

O economista diz ainda que a demanda alcançou em novembro 61 pontos e a expectativa é de aumento para os próximos seis meses. “Em novembro, 46,2% das empresas responderam que esperam aumento na demanda”, disse. Sobre contratações para igual período, o índice foi de 57,2 pontos.

Nelson Fraga e Sérgio Longen durante reunião (Foto: Fiems/Divulgação)
Nelson Fraga e Sérgio Longen durante reunião (Foto: Fiems/Divulgação)

Encontro - Além de ir à Assembleia Legislativa defender o perdão de dívidas, representantes do setor econômico de Mato Grosso do Sul também foram pedir renegociação ao superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Nelson Vieira Fraga Filho.

Mesmo com  os números mais positivos dos últimos 10 anos, durante o encontro, o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, falou "retomada econômica e construção de agenda de recuperação".

“Por isso apresentamos algumas propostas para serem tratadas no Condel (Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste) em dezembro, sendo a primeira sobre o pagamento de parcelas inadimplentes do FCO (Fundo de Financiamento do Centro-Oeste) deste ano por causa da pandemia e também condições que envolvem burocracia, como o IDH dos municípios”, afirmou.

A reunião também contou com representantes da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), que também tem falado em aumento nas transações e ganhos extra por conta do valor do dólar.

O encontro teve ainda Faems (Federação das Associações Empresariais de MS), Fecomércio-MS (Federação do Comércio), e Sebrae-MS, além do titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, que também é presidente do CEIF/FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo Constitucional do FCO),.

Pantanal - Um dos assuntos discutidos foi a necessidade de uma linha de financiamentos específica para produtores do Pantanal, que sofreu com as queimadas recordes este ano. O superintendente da Sudeco citou a necessidade de traçar estratégia do FCO, principalmente para recuperação da região. “A gente já está trabalhando pensando numa linha de crédito de reestruturação da atividade produtiva na região e talvez a suspensão dos vencimentos, olhando muito para o modelo econômico da região”.

Nos siga no Google Notícias