ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Até 2015, Campo Grande deverá ter mais três novos shoppings

Lidiane Kober | 18/08/2013 08:10
Área foi totalmente demolida para a construção do novo shopping no centro (Foto: Marcos Ermínio)
Área foi totalmente demolida para a construção do novo shopping no centro (Foto: Marcos Ermínio)

Campo Grande deverá contar com três novos shoppings até 2015. Um deles será construído na região das Moreninhas, outro, no Bairro Rita Viera e um último na Avenida Calógeras, no centro da Capital. Os empreendimentos levarão em conta as características de cada região e contarão com salas de cinemas a tradicionais redes de lojas e hipermercados.

As negociações começaram na gestão do ex-vice-prefeito Edil Albuquerque (PMDB) a frente da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio). “Quando estava na pasta, dois investidores individuais me procuraram para articular a construção dos empreendimentos na Avenida Três Barras e nas Moreninhas”, contou. “E o grupo Saad (Empreendimentos Imobiliários Ltda) já tem terreno no centro da cidade para levantar outro shopping”, emendou.

Autor da ideia de abrir o empreendimento na região das Moreninhas, o empresário Anagildes Caetano de Oliveira mantém a intenção e adiantou algumas atrações do local. “Grandes redes, como o Comper, Anita Calçados, Studio Z, Multicasa, uma empresa de cinema com quatro salas e uma loja de games, aderiram ao projeto”, contou.

Segundo ele, o shopping ficará na Rua Fraiburgo, entre a Moreninha I e II. “São 25 mil metros quadrados de área construída e 63 mil metros quadrados de área total, com espaço para mil vagas de estacionamento”, detalhou. Uma filial do Banco do Brasil já estaria operando no local.

O plano do empresário é arrecadar R$ 100 milhões para investir no acabamento do shopping. “Será no estilo moderno, adequado à região”, disse. Ele até contratou uma empresa de São Paulo para realizar pesquisa de mercado a fim de analisar a viabilidade do empreendimento. “Tem mercado”, comemorou.

Anagildes, no entanto, explicou que para o shopping sair do papel é preciso dar fim a invasão de área na frente do terreno. “Cerca de 40 famílias moram lá em baixo de rede de alta tensão”, afirmou. “Em duas ocasiões, estive com o prefeito Alcides Bernal (PP) e ele prometeu remover as famílias”, emendou.

Um loteamento, inclusive, próximo ao local, estaria praticamente pronto para abrigar o grupo. “Isso irá acontecer logo, porque tem projeto de uma avenida passar pelo local, com recurso do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) Mobilidade”, revelou o empresário.

Rita Vieira – Na Avenida Três Barras, outro investidor manifestou a Edil o plano de construir um shopping. “Ele tem um terreno grande lá e o plano inicial era fazer um loteamento de casas, mais o empresário pensou melhor e decidiu investir em um shopping”, contou.

Para Edil, a ideia é viável. “A região tem muito a crescer e precisa, por exemplo, de um grande supermercado”, comentou. O vereador, no entanto, frisou que agora o empresário não está na cidade para dar mais detalhes. “Ele está nos Estados Unidos”, disse.

Na Avenida Calógeras, entre as Ruas Dom Aquino e Cândido Mariano, o grupo Saad preparou terreno para abrigar um shopping de luxo em Campo Grande. As obras, no entanto, estão paradas, depois de os empresários amargurarem prejuízos com o primeiro investimento, no Shopping 26 de Agosto.

Em marco deste ano, o grupo colocou o empreendimento à venda por R$ 50 milhões. De acordo com entrevista concedida na época ao Campo Grande News, o proprietário Rubens Saad atribuiu a decisão ao movimento bem abaixo do esperado.

Na inauguração, em setembro de 2011, 320 das 550 lojas funcionavam no local. Hoje, conforme o proprietário, são cerca de 20 lojas de portas abertas. O centro comercial, localizado no entre as ruas 7 de Setembro, 26 de Agosto a avenida Calógeras, também abriga o Posto de Identificação Central de Campo Grande e uma agência dos Correios.

O Campo Grande News tentou entrar em contato com Saad para saber sobre o novo projeto, mas não obteve retorno. A atual secretária da Sedesc, Dharleng Campos de Oliveira, também não se manifestou sobre os novos empreendimentos. Nesta semana, foi inaugura na Capital o Shopping Bosque dos Ipês, na saída para Cuiabá.

Nos siga no Google Notícias