ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

BRDE assina primeiros contratos com cooperativas de Mato Grosso do Sul

Edmir Conceição* | 28/10/2011 09:08

Empréstimo de R$ 4,1 milhões será utilizado na construção de uma fábrica de ração

Governador André Puccinelli testemunha primeiro contrato de financiamento do BRDE. (Foto: Divulgação)
Governador André Puccinelli testemunha primeiro contrato de financiamento do BRDE. (Foto: Divulgação)

O BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) assinou nesta quinta-feira, em Campo Grande, seu primeiro contrato de financiamento com uma cooperativa agroindustrial do Estado do Mato Grosso do Sul. O documento que formalizou a parceria foi assinado no gabinete do governador André Puccinelli pelos representantes do BRDE e da Cooperativa Mista de Várzea Alegre (Camva).

A cooperativa contratou junto ao BRDE R$ 4,1 milhões para construir uma fábrica de ração. A unidade será instalada mais próxima dos produtores e vai diminuir os riscos e os custos com transporte. Atualmente, a ração é fabricada em instalações que estão localizadas numa área residencial de Campo Grande, no bairro Doutor Albuquerque.

O produto feito nas instalações da Camva é de uso exclusivo de seus 25 cooperados, que produzem anualmente cerca de 20 milhões de dúzias de ovos de galinha. A nova fábrica, moderna e automatizada, produzirá 30 mil toneladas de ração por ano.

Localizada no município de Terenos, na Colônia Japonesa Jamic, a Camva atua na produção e comercialização de ovos, atendendo os principais varejistas do Mato Grosso do Sul. Os dirigentes da cooperativa comemoraram a liberação do financiamento.

“Somente com o apoio do governo do Estado, que viabilizou a vinda do BRDE, foi possível realizarmos este financiamento para expandir nossa produção. Se continuarmos neste ritmo de expansão chegaremos a ser habilitados para exportamos nosso produto, graças ao asfalto que o governo estadual fez no local para movimentarmos nossa produção”, disse o diretor-presidente da Camva, Antonio Kikuo Kurose.

Para o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Nivaldo Assis Pagliari, a parceria entre o banco e o governo sul-matogrossense é fundamental para o desenvolvimento do Estado. “Que esta semente seja multiplicada e possamos viabilizar outros projetos para crescimento do Mato Grosso do Sul. Este é o primeiro negócio a ser realizado com cooperativas e as portas estão abertas para novos negócios e expansão da empresa”, afirmou Pagliari.

Toda ração (desde pintainhos às galinhas poedeiras e codornas) fabricada nas instalações da Camva é de uso exclusivo de seus 25 cooperados que produzem anualmente cerca de 20 milhões de dúzias de ovos de galinha. A nova fábrica, moderna e automatizada, produzirá 30 mil toneladas de ração/ano.

Além dos anteriormente citados, estiveram presentes na assinatura do contrato de financiamento, o superintendente do BRDE no Paraná, Carlos Areton Azzolin Olson; o gerente do escritório do BRDE em Mato Grosso do Sul, Hélio de Paula e Silva; o diretor-administrativo da Camva, Reinaldo Issao Kurokawa; o diretor-operacional da cooperativa, Pauo Yoshikiyo Okishima; os conselheiros fiscais Sérgio Hashimoto e Paulo Makoto Kurashige; o presidente da Associação da Colônia Jamic, Eiji Kanezaki; os cooperados Shigueo Suzuki, Kikumi Yamasaki e Edvaldo Mendes Pereira; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB-MS), Celso Ramos Régis; e o presidente do Sicredi de Campo Grande, Walter Rodrigues.

Nos siga no Google Notícias