ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Cães treinados ajudam produtor rural no manejo de rebanhos em fazenda

Animais tem grande potencial de trabalho e resultados são percebidos no ganho de produtividade

Elci Holsback | 28/01/2017 09:34
Cães podem pastorear rebanhos variados (Foto: Elci Holsback)
Cães podem pastorear rebanhos variados (Foto: Elci Holsback)

O cão é conhecido como melhor amigo do homem por sua lealdade, mas com treinamento adequado, o animal também pode ser grande aliado de trabalho, além de atividades como salva-vidas e guia para deficientes visuais, o cachorro também pode ser um ótimo colaborador para as atividades no campo.

Destinado ao treinamento de cães de serviço, o projeto Cão Pastor, trouxe há seis meses para Mato Grosso do Sul uma experiência até então inédita na região, a da utilização de cães no pastoreio de rebanhos. A iniciativa é coordenada pelo médico veterinário Marcelo Monteiro, por meio da Uniderp, onde os acadêmicos oferecem o treinamento aos e orientação aos produtores rurais interessados. O protocolo utilizado é europeu, onde os cães recebem comandos por meio de apitos e poucas palavras.

“A utilização de cães de pastoreio é uma atividade comum na Europa e ainda pouco difundida no Brasil. É uma ferramenta que oferece benefícios econômicos para o produtor, reduz custos, otimiza o tempo de deslocamento até o rebanho. Um cachorro pode conduzir sozinho até 300 cabeças de ovinos e 100 de gado, desde que já tenham um contato prévio”, explica o coordenador do projeto, Marcelo Monteiro.

Mais produtividade e menos custos - Com capacidade de pastorear rebanhos caprinos, ovinos, suínos e bovinos, os cães tem agilidade e conseguem percorrer grandes áreas. Segundo Monteiro, o contato com os animais pastoreados é positivo, pois, reduz o estresse, o que melhora na produtividade. Além disso, o cão desempenha o trabalho praticamente sozinho ou com suporte de um humano na condução. "Estudos comprovaram que o cão guiando reduz os índices de cortizona nos rebanhos, os animais mais tranquilos são mais produtivos", avalia.

Acadêmicos colaboram com o treinamento dos cães (Foto: Divulgação/Uniderp)
Acadêmicos colaboram com o treinamento dos cães (Foto: Divulgação/Uniderp)

Treinamento - As raças Border Collie, Australian Cattle e Pastor de Shetland são as mais usuais para a função, mas, segundo o coordenador do projeto, qualquer cão pode ser adestrado e cada um tem seu tempo de aprendizado. "O tempo de treinamento varia muito, de acordo com o temperamento do cão e o tipo de atividade que ele vai executar. Para pastoreio, leva em média 3 meses, já para condução de gado, cerca de 6 meses", avalia Monteiro que no momento, treina 9 animais no projeto.

A primeira fase de treino consiste em demonstrar ao cão como trabalhar com os rebanhos, tornando seu instinto natural uma ferramenta de trabalho. Posteriormente são ensinados comandos e como encaminhar o rebanho até o condutor. “Isso acontece em uma pequena área, de preferência, um redondel. Depois que o cão estiver controlado, os trabalhos passam a ser desenvolvidos em um espaço maior, onde se inicia a prática com a introdução do apito e o aumento da distância entre o condutor e o animal”, esclarece.

O veterinário esclarece que os animais recebem toda assistência, a ração deve ser sempre de primeira qualidade e a água deve ser sempre abundante, devido o gasto de energia do animal. "Os cães pastores, em especial o Border Collie, tem uma energia praticamente infinita, o que o faz ser agitado e correr o tempo todo. Quem tem, sabe o quanto ele necessita de passeios e atividades, portanto, ele é condicionado a utilizar a energia e jamais irá trabalhar além de sua força. Existe todo zelo com o bem-estar dos cães, que devem ter recipientes de água espalhados pelas propriedades onde vão pastorear, local adequado para dormir, suporte veterinário e ração super premium sempre", destaca o coordenador que adianta ainda que o ideal é que os cães pastores trabalharem apenas meio período por dia.

Cães pastores percorrem grandes distâncias (Foto: Elci Holsback)
Cães pastores percorrem grandes distâncias (Foto: Elci Holsback)

Bodó - O primeiro cão treinado pelo veterinário Marcelo Monteiro para a lida rural foi Bodó (nome em homenagem à Serra da Bodoquena) um Border Collie que atualmente tem 4 anos e vive na Fazenda São Francisco, em Miranda - distante 201 km de Campo Grande. O produtor rural Roberto Coelho adquiriu o cão com o objetivo de dinamizar as atividades de pastoreio com menor custo. O cão atua na lida com rebanho bovino, já que a propriedade trabalha com as raças Senepol e Nelope PO.

"A experiência foi muito positiva, só não foi ainda melhor porque muitas vezes os humanos não entendem a dinâmica do animal, mas enviamos alguns funcionários para treinamento, para atuar com ele. Ele realiza muito bem o pastoreio e só não o colocamos junto às vacas paridas. No mais, ele é muito bom, toca a tropa sozinho", conta o produtor.

O valor para treinar um animal varia de acordo com o tempo e objetivo e segundo o veterinário Marcelo Monteiro, a demanda por cães pastores é alta. "Vamos entregar dois nos próximos dias e há lista de espera", conta.

Nos siga no Google Notícias