Campanha mira cartão de crédito para livrar 35 milhões das dívidas no País
Com o cartão de crédito como maior responsável pelo endividamento bancário no País, uma nova campanha nacional tenta tirar 35 milhões de brasileiros da inadimplência por meio de renegociação direta com os bancos. A ação vai até 30 de junho e é liderada pela Serasa e conta com a participação de mais de 40 instituições financeiras, que oferecem condições especiais com descontos de até 97% nas dívidas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Atualmente, esses consumidores acumulam mais de 65 milhões de dívidas bancárias registradas. Grande parte delas está associada ao uso descontrolado do cartão de crédito, segundo revela o novo relatório da Serasa. A iniciativa faz parte do mutirão emergencial Serasa Limpa Nome, lançado em meio ao aumento da inadimplência no país, que já atinge 77 milhões de brasileiros negativados.
De acordo com a Serasa, o setor bancário lidera os registros de dívidas no Brasil, respondendo por 27,8% do total de inadimplência em maio. Em seguida aparecem contas básicas como luz, água e gás, com 20,3%, e financeiras que não são bancos, com 19,3%.
Uma pesquisa com mais de 900 consumidores endividados apontou que 69% têm dívidas com cartão de crédito, 56% enfrentam dificuldades com empréstimos pessoais e 31% estão no cheque especial ou utilizaram o limite da conta corrente. A maioria relata que o descontrole financeiro começou após perda de renda, desemprego ou gastos inesperados com saúde.
A renegociação pode ser feita pela internet, no site serasalimpanome.com.br, no aplicativo da Serasa ou pelo WhatsApp (11) 99575-2096. Também é possível fazer o atendimento presencial em mais de 10 mil agências dos Correios em todo o País, com uma taxa de R$ 4,20 por dívida negociada e R$ 3,00 por consulta.
Ao todo, a Serasa disponibilizou mais de 400 milhões de ofertas ativas para negociação. Os acordos podem ser pagos à vista ou parcelados e, em muitos casos, o nome do consumidor é retirado da lista de inadimplentes imediatamente após o pagamento via Pix.
O relatório da Serasa também reforça que o endividamento bancário é um problema estrutural no Brasil. A expectativa é que a campanha funcione não apenas como um alívio momentâneo, mas como estímulo para que os consumidores reorganizem suas finanças.