ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Colheita do milho safrinha já alcança 126 mil hectares em MS

Até o dia 6 de julho os trabalhos já haviam sido concluídos em 7,6% do 1,7 milhão de hectares plantados

Ricardo Campos Jr. | 12/07/2018 10:19
Milho colhido em safras anteriores em Mato Grosso do Sul (Foto: arquivo)
Milho colhido em safras anteriores em Mato Grosso do Sul (Foto: arquivo)

A colheita do milho safrinha em Mato Grosso do Sul avançou 70.611 hectares nos últimos dez dias e alcançou a marca de 126.853 hectares. Segundo boletim da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) divulgado nesta semana, até o dia 6 de julho os trabalhos já haviam sido concluídos em 7,6% do 1,7 milhão de hectares plantados no ciclo 2017/2018.

O levantamento aponta que as propriedades localizadas nos municípios da região norte estão com o processo mais avançado. Nessa área já foram colhidos em média 19,5% da lavoura. São Gabriel do Oeste está com o processo mais avançado, já tendo retirado do campo quase 25% do milho plantado.

Na região central, os trabalhos avançaram em torno de 6,4% da área plantada. Bandeirantes e Jaraguari em estão acima dessa média se aproximando dos 15% de lavoura colhida, enquanto Campo Grande já passa dos 10%.

Os municípios do sul já colheram em torno de 5% das plantações. O processo está mais avançado em Dourados, Itaporã e Sete Quedas.

Milho à espera da colheita na safra passada (Foto: Marcos Ermínio/arquivo)
Milho à espera da colheita na safra passada (Foto: Marcos Ermínio/arquivo)

Segundo a Famasul, a porcentagem de área colhida na safra 2017/2018 está 3% maior do que havia sido registrado no mesmo período no ciclo 2016/2017 com evolução de aproximadamente 4,2% para o estado.

A projeção de produção de grãos para o estado é de aproximadamente 6,936 milhões de toneladas, com queda de 29,31% no volume esperado que era de 9,8 milhões de toneladas. A produtividade é estimada em 68 sacas por hectare.

Em comparação aos dados da safra anterior, também espera-se queda na área plantada em aproximadamente 8,21%, passando de 1,8 milhão para 1,7 de milhão de hectares.

A estiagem afetou seriamente as lavouras na região sul do estado, que podem ter até 40% de perdas na produção segundo a Famasul. Esse percentual leva em consideração todas as áreas semeadas no estado. Individualmente, alguns alguns produtores não conseguirão colher nada este ano.

Na região norte, as plantações não apresentaram problemas e a produtividade é estimada em torno de 90 a 100 sacas por hectare. Na região sul, a expectativa é de 60 a 70 sacas por hectare. Como essa área é mais expressiva nesse cultivo, deve refletir mais na produtividade total.

Nos siga no Google Notícias