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Economia

Com 3 mil exemplares já vendidos, livro de cupons de desconto amplia abrangência

Ângela Kempfer | 10/08/2011 11:39

Cupombook vai agora para o interior de MS e para SP

Estela mostra como funciona o livro de descontos, basta destacar o cupom e comprar.
Estela mostra como funciona o livro de descontos, basta destacar o cupom e comprar.

Uma ideia que começou em Campo Grande chegará a outros municípios e até São Paulo. O “Cupombook”, livro de descontos distribuído desde abril, terá na segunda edição empresas de Dourados e Ponta Porã e já segue para a capital paulista.

Em 4 meses, 3 mil exemplares já foram vendidos em Campo Grande. O livro de cupons, uma versão aprimorada de sistema muito conhecido pelos americanos – o de cuponagem, tem pontos de venda em mais de 270 locais da cidade.

Em 625 páginas, 306 empresas fazem a propaganda do negócio e exibem descontos ao “leitor”, entre 5% e 50%. No total, são R$ 14 mil em descontos, calcula a editora.

Quem compra o Cupombook tem vantagens em compras em lanchonetes, academias, serviços odontológicos, exames e até na compra de móveis.

A advogada Estela Folbeg abandonou a profissão, mesmo depois de um doutorado em Direito Econômico, para fazer vingar a proposta e publicar o livro.

Ela conta que vibrou ao ver os primeiros cupons utilizados. “Em uma loja de móveis na avenida Zahran, a pessoa comprou R$ 7 mil, mas teve 20% de desconto. Economizou R$ 1.4 mil”, lembra .

Desde então, o projeto só cresce, garante Estela. “Fazemos acompanhamento, não só da quantidade de livros vendidos, mas do número de cupons utilizados.”

Uma das regras que diferencia o Cupombook é que para participar, a empresa tem de oferecer desconto em produtos e serviços que representem, no mínimo, economia de R$ 35,00 ao consumidor, valor referente ao que é pago pelo livro.

“Assim, em apenas uma promoção a pessoa já tem o retorno do que pagou”, explica Estela.

Com 3 mil exemplares já vendidos, livro de cupons de desconto amplia abrangência

As promoções têm validade de um ano, o que remete a mais uma preocupação da editora responsável pelo livro.

Estela conta que o cuidado é procurar “empresas que tenham credibilidade e condições de permanecer no mercado por mais de um ano, período de validade da promoção”.

Na primeira edição, também há espaço para apoiadores, como a Associação Comercial. O combo – duas páginas da edição, custaram R$ 18 mil aos anunciantes, mas as empresas que ofereceram desconto não tiveram qualquer custo, além da redução no valor da compra para quem apresenta o cupom.

Outra diferença que fez vingar a proposta é a exibição de forma privilegiada da propaganda das lojas, o que no modelo tradicional não ocorre.

“Nos EUA, o cupom é muito simples, não tem nem a logomarca da empresa”, compara Estela. No caso do Cupombook, o nome do anunciante ocupa meia página e tem a identidade visual de cada empresa.

O Cupombook foi lançado meses depois do boom dos sites de compras coletivas, mas a vantagem do livro de descontos é que o consumidor passa a ter o desconto já no momento em que compra o livro de cupons, sem a necessidade de ter a promoção ativada, após um número determinado de adesões.

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